10
Dezembro
Campina Grande
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
A data de 3 de dezembro é referência desde 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), marcando o final da Década das Pessoas com Deficiência (1983-1992) estabelecida pela Organização.
O dia simboliza uma oportunidade para ponderarmos sobre o lugar das pessoas com deficiência em nossa sociedade e o que podemos fazer em prol da acessibilidade e da inclusão de forma a assegurar os direitos de todos.
Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.
As Nações Unidas buscam enfatizar os significativos benefícios que a acessibilidade pode trazer, tanto para pessoas com deficiência quanto para a sociedade, e a divulgação desse fato entre os governos, as empresas e o público em geral. Neste sentido, como um dos princípios básicos dos Direitos Humanos, a acessibilidade se insere no contexto mais amplo da promoção da igualdade.
Fonte: UNIRIO, 2021.
18
Agosto
Maceió
UNINASSAU retoma projeto Praia Acessível em novo formato
29
Junho
Olinda
Você conhece o NAE?
O Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) faz o acompanhamento psicopedagógico de nossos alunos. E para auxiliá-los neste período de isolamento social está publicando dicas para melhorar a aprendizagem.
Ainda tem dúvidas? Está com dificuldade?
Pode entrar em contato com os nossas pedagogos, através dos e-mails ;
helany.raposo@uninassau.edu.br
O Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE) da UNINASSAU objetiva atender as normas disciplinadas pelas atuais legislações visando a promoção da acessibilidade atitudinal e metodológica.
13
Setembro
MATÉRIA
3ª Edição da Cartilha de Bolso – Acessibilidade, visa implementar acessos
17
Julho
ACESSIBILIDADE
UNINASSAU realiza palestra "Acessibilidade em áreas de morro"
Nesta segunda-feira (17), às 19h, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, promoverá a palestra Papo de Arquiteto, com tema "Acessibilidade em áreas de morro".
No comando da apresentação estarão os arquitetos Fábio Correia de Oliveira e Danyeverson Rodrigues. O encontro será realizado no auditório Roque de Brito Albes, no Bloco B, na unidade Graças. O evento também será transmitido ao vivo na página do Facebook da UNINASSAU.
26
Abril
ACESSOBILIDADE
Aplicativos de acessibilidade são usados nas bibliotecas do campus
As bibliotecas e os laboratórios de informática da Faculdade Maurício de Nassau – FAP instalaram o software VLIBRAS, que é destinado aos deficientes auditivos. O principal objetivo é ampliar a acessibilidade dentro destes locais.
O VLIBRAS consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.
É fundamental que todos acessem o site e assim conhecer melhor sobre o funcionamento deste aplicativo:http://www.vlibras.gov.br/.
Temos ainda o DOXVOX, que faz uma leitura dos textos para cegos.
Dispomos agora de dois aplicativos de acessibilidade dentro da nossa Instituição. O DOXVOX que atende especificamente os deficientes visuais e o VLIBRAS voltado para os deficientes auditivos
26
Abril
Teresina
Aplicativos de acessibilidade
08
Setembro
Natal
Alunos participam de uma aula diferente