Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
22 Abril
Parnamirim
Atenção Comunidade!!!
Por

O acesso a avaliação estará disponível no portal acadêmico no período de 06 a 31 de maio de 2019. Caso prefira ainda há a possibilidade de ser orientado por nossa equipe no laboratório de informática I.

Sua participação é muito importante.

Comissão Própria de Avaliação

 

06 Abril
Artigo
Um toque de consciência sobre as zoonoses
Por Jose Teles

 

Doenças que podem ser transmitidas para o homem a partir dos animais recebem o nome de zoonoses, um tema bastante difundido atualmente. Essas enfermidades ganham destaque não somente em animais de companhia mas também para animais silvestres. Neste último grupo, é importante destacar o conceito de zooantroponose, na qual o conceito se inverte e o homem pode servir de agente transmissor de alguns microrganismos, como é o caso do Herpesvirus.

Raiva, leishmaniose, giardíase, esporotricose, toxoplasmose e clamidiose (aves silvestres) são algumas das enfermidades reconhecidas em nosso meio como potenciais causadoras de danos cutâneos, respiratórios ou entéricos, principalmente em pacientes imunocomprometidos. Os cuidados para evitar a contração de alguma dessas condições é evitar o contato direto com animais cuja origem é desconhecida ou que apresentem sinais sugestivos (na dúvida, entrar em contato com profissionais habilitados).

A ideia não é abandonar animais doentes sem cuidados veterinários adequados ou não adotar animais por medo de adquirir doenças zoonóticas!! Entretanto, uma vez que se suspeite de animais (da sua casa ou da vizinhança) que apresentem sinais de comportamento inadequado ou múltiplos ferimentos cutâneos, busque atendimento especializado ou entre em contato com centro de controle de zoonoses da sua cidade, a fim de se identificar o que há com este animalzinho, e assim evitarmos a propagação de doenças entre os animais e para o homem.

Os cuidados com seu animal de estimação envolve não somente oferecer abrigo mas fornecer condições de bem-estar! Alimentação adequada, vacinação em dia, vermifugação, evitar acesso à rua sem acompanhamento e visitas frequentes ao médico veterinário são excelentes medidas que garantirão a saúde do seu animal de estimação e de quem mais você ama! Com zoonose não se brinca! Busque informação sempre.

Por: Profa Telma Sousa – docente do curso de Medicina Veterinária na Uninassau João Pessoa.

06 Abril
Natal
A Fisioterapia na linha de frente ao enfrentamento do COVID-19
Por Silvia Lira

Sabemos da grande importância que o profissional fisioterapeuta tem no acompanhamento e assistência de várias condições de saúde, tanto no âmbito da prevenção quanto tratamento e reabilitação. Hoje, enfrentamos a pandemia do COVID-19, que traz como principais complicações a Síndrome Respiratória Aguda. Nesse cenário, o fisioterapeuta é um dos profissionais da saúde na linha de frente para uma assistência adequada a nossa população.

As manifestações clínicas da infecção por coronavírus é muito amplo, podendo variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa, sendo a Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG (17-29%) e a lesão cardíaca aguda (12%) as complicações mais comuns. E o fisioterapeuta tem papel de destaque no gerenciamento dessas complicações. Dentre as inúmeras competências da fisioterapia intensivista, destacamos o gerenciamento da ventilação espontânea, invasiva e não invasiva. Além disso, outros aspectos da atuação do fisioterapeuta intensivista  são: a avaliação e a realização da titulação de oxigênio, promover a rápida saída do paciente do ventilador mecânico, prevenir complicações pulmonares por meio de manobras e técnicas específicas e aplicação de manobras motoras com o intuito de reduzir incidências de agravos relacionados à permanência na UTI.

Parabéns a todos os fisioterapeutas que estão na linha de frente na batalha de enfrentamento ao COVID-19!

02 Abril
Isolamento
Cuidados psicológicos
Por Andre Jesus

Olá, caros alunos, estamos vivenciando momentos de pura inquietação, neste momento devemos colocar em prática a solidariedade e empatia, assim podemos sentir o que outro está sentido, não há resposta certa para a pergunta “como manter a calma em tempos de caos”, afinal de contas, não há precedentes para uma situação como esta. Porém, temos algumas dicas para te ajudar a enfrentar este momento da melhor forma, com paz, isolamento social e muita higiene!

A ansiedade aparece, naturalmente, ao nos depararmos com ruas ficando vazias, escolas sem alunos, empresas sem funcionários. As pessoas que podem já estão trabalhando de casa. Pais que conseguem estão mantendo seus filhos em casa. Mas os heróis de branco, nossos estimados profissionais da saúde, seguem na linha de frente salvando, cuidando, lutando por tantas pessoas que estão precisando.

Listamos abaixo 5 dicas para te ajudar a manter a calma e os cuidados em tempos de pandemia:

1)      Isolamento social não significa férias. Essa frase, por si só, já gera ansiedade. Mas então, o que eu vou fazer em casa? Pais que precisam trabalhar, crianças que não podem passear nem se encontrar com amigos. Infelizmente, ficar em casa, neste momento, NÃO quer dizer que você deve aproveitar para reunir os amigos e a família em casa para um almoço no final de semana, ou ficar se reunindo com os vizinhos todos os dias, mesmo aqueles que moram ao lado da sua casa. Não pode. A gente não sabe onde cada um passou, se está ou não contaminado.

2)      2) Cuidado com as notícias falsas: Estar informado é muito importante, principalmente, em relação sobre o que se pode fazer para reduzir ou até impedir a disseminação e contaminação da doença. Mas a Organização Mundial da Saúde pede que você evite ler, assistir ou escutar notícias que possam causar ansiedade ou estresse. Hoje, há matérias sobre o coronavírus por todo lugar. Internet, redes sociais, jornais, revistas, tv, grupos de mensagens entre outros.

3)      Respeite: Infelizmente, temos visto ainda muitas pessoas achando que “é só uma gripe”, ou desrespeitando a necessidade do isolamento social (quando possível de ser cumprida, considerando que há muitos que não tem essa possibilidade) e desvalorizando a necessidade da rígida higiene.

4)      Converse com seus filhos: É melhor que eles entendam por vocês o que de fato está acontecendo. Explique a importância da lavagem das mãos, e do álcool. Ensine como cobrir a boca para tossir. Fale sobre a importância de não colocar a mão na boca e nos olhos e utilize técnicas didáticas para esta explicação.

5)      Cuide de quem precisa de cuidado: Se você não faz parte do grupo de risco, e pode sair para as compras básicas (farmácia, mercado, etc), faça isso por um vizinho ou um familiar. Vá, faça as compras e deixe na porta. Não esqueça de, ao chegar em casa, tirar toda a roupa e levar, junto com o sapato, direto para a lavanderia.

Lembrem-se vocês serão pessoas que transformará a vida de outras pessoas, mediadores e transformadores de sonhos...

Repetindo a frase que viralizou: QUANTO ANTES NOS DISTANCIARMOS, ANTES NOS ABRAÇAREMOS!

Cuidem de vocês, cuidem dos seus familiares, dos idosos, das pessoas do grupo de risco.

Lavem bem as mãos, usem álcool em gel, fiquem em casa e, mantenham a calma, na medida do possível!

 

Estamos juntos!

FONTE: https://unidospelavida.org.br/calmaemtemposdecoronavirus/

02 Abril
Interação e conectividade
Plataforma teams
Por Andre Jesus

Caros(as) alunos(as),

 

Como é sabido por todos e todas, desde o dia 24/03/2020 recomeçamos as nossas aulas por meio de um ambiente virtual: a plataforma Teams, da Microsoft. Em decorrência da pandemia do coronavírus (COVID-19) - uma situação excepcional que o mundo está enfrentando - o Ministério da Educação autorizou que as instituições de ensino transmitissem suas aulas de maneira remota, para que os alunos mantivessem sua rotina de estudos. Assim sendo, reiteramos que as aulas acontecem ao vivo, isto é, professor e aluno podem interagir: fazer perguntas, discutir sobre o tema proposto, etc, e tudo isso no horário normal de aula (conforme acontecia presencialmente). A plataforma pode ser acessada via portal do aluno, ou baixando o aplicativo diretamente no celular.

 

Reforçamos que o Regime Letivo Remoto visa à segurança dos nossos alunos, afinal, o processo de ensino e aprendizagem não pode parar!

02 Abril
Natal
Negociação financeira
Por Andre Jesus

Prezados(as) alunos(as),

 

Fiquem atentos ao WhatsApp disponível para negociações financeiras!

02 Abril
Comunicado
Aditamento do Fies
Por Andre Jesus

Atenção! 

Em virtude das restrições sociais decorrentes da pandemia do coronavírus, o período do ADITAMENTO 01/2020 - Novo FIES, foi prorrogado e poderá ser realizado até o dia 30 de junho de 2020.

Mesmo mediante a prorrogação do prazo de aditamento do fies (conforme anexo) não esqueçam, que se faz necessário a realização do aditamento por parte do aluno. 

Os aditamentos do Fies estão sendo solicitado pela CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento). Lembrando que os alunos devem realizar a validação no site do SisFies e no SIFES e realizar a entrega na CRA até o dia 30-04-20. 

02 Abril
Comunicado
Devolução de livros
Por Andre Jesus

Prezados alunos,

 

Conforme repassado pelo Setor da Biblioteca da Unidade Redenção, como medida de segurança, buscando reduzir o quantitativo de alunos na IES, a data de vencimento dos livros com vencimento de 16/03/20 a 06/04/20 tiveram sua data de devolução alterada para 16/04/20.

 

Solicitamos que os alunos com livros com vencimento para as referidas datas, realizem a renovação por meio do portal acadêmico. Apresentando problema nesse processo, favor procurar a coordenação ou a representante do NAE da nossa IES.

02 Abril
Comunicado
Prazos das atividades da DOL
Por Andre Jesus

Olá futuros Pedagogos! 

Já viu no Instagram ou em outras mídias sociais?!

O prazo para resolução do Questionário 1 (Unidade 1) das disciplinas DOL foi PRORROGADO para o dia 20/04/2020. 

Em caso de dúvidao aluno deve entrar em contato com os Tutores por meio do canal "Fale com o Tutor".

Importante ressaltar que o calendário das demais atividades DOL permanece o mesmo. A alteração aconteceu somente em relação a AOL-2,

As demais atividades permanecem com o mesmo prazo para envio.

Um forte abraço!

01 Abril
Campina Grande
Dica de trabalhabilidade
Por Silvana Nascimento

Nós temos um objetivo hoje com a #DicadaTrabalhabilidade: ajudar você na sua busca pelo emprego ou estágio, mesmo em tempo de distanciamento social e para isso preparamos algumas dicas:
1. Mantenha o foco
Nós estamos passando por um momento difícil, mas ainda assim não desista da sua busca, mantenha o seu foco. Estude as vagas que você tem interesse, os pré-requisitos que são solicitados e as empresas que você gostaria de trabalhar. Assim, você estará mais preparado.
 
2. Faça cursos online
Há diversos cursos online e gratuitos sendo oferecidos que podem agregar ainda mais ao seu currículo. Quer saber onde encontrá-los? A #DicadaTrabalhabilidade da última quinta preparou uma lista detalhada com todos eles. 
 
3. Faça networking
Aproveite esse momento para fazer networking com os mais diversos profissionais, crie e trabalhe a sua rede de contatos. Uma sólida rede de relacionamentos pode te auxiliar na obtenção de informações relevantes, aprofundamento das relações com clientes, tornar mais conhecida a empresa ou uma ideia de negócio, aumentar a visibilidade do profissional e desenvolver a carreira.
 
4. Utilize o Linkedin
O Linkedin é a maior rede social voltada para relacionamentos profissionais. Ela pode ser utilizada para encontrar emprego, anunciar vagas, fazer parcerias e networking. Além de compartilhar conteúdos, trocar experiências sobre o mercado de trabalho e promover o marketing pessoal ou da sua empresa.
 
5. Acesse o Portal Carreiras
Mesmo em tempos de distanciamento social, o Portal Carreiras continua sendo atualizado diariamente. Basta acessar http://carreiras.sereducacional.com ou selecionar a aba Trabalhabilidade no seu Portal do Aluno, cadastrar o seu currículo e concorrer às vagas que você tem interesse.
 
Ficou com alguma dúvida? Quer falar conosco? Estamos a disposição através do e-mail carreiras.cg@mauriciodenassau.edu.br
Uninassau- Campina Grande - Paraíba - Unidades: Palmeira e Estação Velha    01/04/2020