09 Maio
Recife
Publicitários: De olho no TCC!
Autor: Andre Felipe

As bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) marcam o final do semestre de todo concluinte universitário. Os alunos da disciplina Projeto Experimental II estão na reta final para a entrega do trabalho, mas e você, já sabe quais as modalidades que podem ser apresentadas?

Os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Uninassau possuem sete possibilidades de realizar seu projeto final. São elas: monografia, ensaio fotográfico e desenvolvimento de sistemas de identidade visual, que são obrigatoriamente executadas apenas por um aluno; pesquisa de mercado, planejamento de comunicação, campanha publicitária e videoclipe, que pode ser executado por até dois alunos. A modalidade monografia e pesquisa de mercado é um projeto teórico e exige capacidade de análise aprofundada por parte do aluno. Já as demais modalidades são práticas e demandam dos alunos a qualidade de criar narrativas visuais e textuais. Porém, mesmo as atividades práticas são acompanhadas de relatórios com embasamento teórico do trabalho desenvolvido. Quanto à formatação de todos os trabalhos, devem ser seguidas as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para o professor da instituição, Eduardo Dias, a maior qualidade que deve ser criada pelos alunos é a adaptabilidade para resolver os problemas que normalmente surgem ao longo do trabalho. “A gente trabalha resolvendo problemas”, lembra ele. O professor dá aos alunos duas dicas; a primeira, "é que todo o trabalho deve ser bem planejado, para que as demais demandas pessoais ou acadêmicas não atrapalhem o projeto. E a segunda, é que o aluno tenha afinidade e interesse no tema escolhido, pois assim o trabalho tende a sair com qualidade, criativo e produtivo", adiciona.

MAIS SOBRE AS MODALIDADES

MONOGRAFIA - trabalho de análise teórico crítico sobre temas voltados para publicidade, como o sistema de consumo.

ENSAIO FOTOGRÁFICO - visa promover através da imagem, criatividade, com conceito e técnica fotográfica a divulgação de um produto, marca ou empresa.

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE IDENTIDADE VISUAL - produz um pensamento visual com técnicas de design para desenvolver uma identidade para uma marca nova ou já existente.

PESQUISA DE MERCADO - uma coleta de dados no mercado através de consumidores, empresas de outras fontes para entender as características do consumo e suas consequências para as empresas.

PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO - consiste em solucionar problemas de comunicação das empresas com desenvolvimento de estratégias.

CAMPANHA PUBLICITÁRIA - parecida com o planejamento de comunicação, consiste no desenvolvimento de peças publicitárias, utilizando principalmente técnicas de direção de arte e redação publicitária.

VIDEOCLIPE - produção audiovisual publicitária, seja para propaganda de TV ou vídeo clipe musical e acompanha estratégias de comunicação para redes, a fim de promover o produto ou banda.

LINKS ÚTEIS
Regras da ABNT 2018

Manual de normatização para Publicidade e propaganda

Redatora: Amanda Santana