Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
13 Maio
Maio Laranja
Curso de Psicologia realiza I Ciclo de Palestras de Atenção à Criança e ao Adolescente em Situação à Violência
Por Alex Ferreira

O curso de Psicologia da Faculdade Uninassau realizou o I Ciclo de Palestras de Atenção à Criança e ao Adolescente em Situação à Violência em alusão ao “Dia de Combate ao Abuso e à Exploração de Criança e Adolescentes”, em alusão ao ‘Maio Laranja’.

O evento ojetivou a identificação de sinais de violência, intervenção com medidas preventivas, orientação aos cuidados e encaminhamento para a Rede de Proteção e Garantia de Direito e será realizado no dia 13 de maio, das 08:00 às 11:00h e das 14:00 às 17:00h, no Centro de Referência da Assistência Social do bairro da Cremação (CRAS-Cremação)

Muitos usuários do CRAS-Cremação se beneficiaram dos conhecimentos repassados.

 

11 Maio
Maio Laranja
I Ciclo de Palestras de Atenção à Criança e ao Adolescente em Situação à Violência alusiva ao “Dia de Combate ao Abuso e à Exploração de Criança e Adolescentes”
Por Alex Ferreira

O curso de Psicologia da Faculdade Uninassau realizará o I Ciclo de Palestras de Atenção à Criança e ao Adolescente em Situação à Violência em alusão ao “Dia de Combate ao Abuso e à Exploração de Criança e Adolescentes”, que é comemorado no dia 18 do mês de maio, que por isso é celebrado como ‘Maio Laranja’.

O evento tem como objetivos a          identificação de sinais de violência, intervenção com medidas preventivas, orientação aos cuidados e encaminhamento para a Rede de Proteção e Garantia de Direito e será realizado no dia 13 de maio, das 08:00 às 11:00h e das 14:00 às 17:00h, no Centro de Referência da Assistência Social do bairro da Cremação (CRAS-Cremação)

O público-alvo será composto pelas famílias/comunidade assistidas por esse CRAS.

O ciclo de palestra está sendo organizado pelos alunos do curso de Psicologia (turma 7NMA), CRAS-Cremação e Conselho Regional de Psicologia 10ª Região (CRP-10)

 

Os palestrantes convidados são especialistas e mestres envolvidos na temática que irão compartilhar suas vivências profissionais em temas como:

  • “Violência Psicológica em Relacionamentos: Como reconhecer”?

Palestrante: Agnnes Caroline Alves de Souza Valente, Psicóloga Especialista em Gestão de Pessoas e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura – PPGCLC/UNAMA)

 

  • “Violência Psicológica Contra a Criança e ao Adolescente”.

   Palestrante: Larissa Albuquerque Costa, Psicóloga Especializando em Psicologia Jurídica: Intervenções no Judiciário/FIBRA, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura – PPGCLC/UNAMA).

 

  • “Passo a Passo para o Enfrentamento de Violência contra Crianças”.

Palestrante: Me. Diego Alex de Matos Martins (Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da UFPA (PPGSP) e Analista Judiciário/Assessor de Juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Pará). Professor de Direito Penal e Processos Penal e Pesquisador do fenômeno da violência contra crianças.

 

  • “Sinais de Violência Sexual ao longo do desenvolvimento: Identificando sinais e fatores de risco”.

Palestrante: Ma. Rose Daise Melo do Nascimento (Psicóloga Clínica e Professora da Faculdade Maurício de Nassau/Doutoranda em Psicologia (UFRGS/UFPA).

 

11 Maio
Maio Laranja
Campanha de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Por Alex Ferreira

O curso de Psicologia da Faculdade UNINASSAU Belém realizou no último dia 05 de maio uma atividade na Praça Batista

Campos, com o objetivo de conscientizar a comunidade para a importância de se identificar e combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A ação foi realizada pelos alunos de Psicologia do 7º período da turma noturna, orientados e coordenados pela Professora mestra Rose Daise Nascimento e com o total apoio da coordenação do curso, na pessoal do professor mestre Alex Miranda.

O evento levou informações sobre identificação de sinais físicos e psicológicos de violências sexual em crianças e adolescentes.

O teatrinho realizado pela Turminha do Chaves, com texto adaptado à faixa etária infantil, foi muito bem recebido pela mais de uma centena de pessoas, entre crianças e responsáveis, que assistiram à peça.

Faculdade Uninassau Belém ajudando a construir um futuro sem violências contra nossas crianças.

 

18 Maio
MAIO LARANJA
Participe da Campanha de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Por Alex Ferreira

O curso de Psicologia da Faculdade UNINASSAU Belém vai realizar uma atividade educativa de distribuição de cartilhas no próximo domingo (19), no Parque Estadual do Utinga. O material – organizado por acadêmicos do sétimo período da unidade Quintino – retrata intervenções, medidas preventivas e como identificar sinais de violência sexual na infância. A atividade gratuita e ocorre das 8h30 às 12h.
 
Para ficar mais didático, os acadêmicos montaram uma peça teatral que vai ser apresentada momentos antes da distribuição. A cartilha ilustra fábula local e mostra alguns perigos com personagens amazônicos. O material visa a defesa da criança em situação de risco pessoal e social e pela garantia de seus direitos. 
 
Para uma das idealizadoras do projeto, a aluna Alessandra Tavares, o material é direcionado às crianças e aos adultos, para que se tornem vigilantes. “É necessário que tenhamos consciência de que a violência pode estar inserida no espaço doméstico, familiar e escolar. Dessa forma, a cartilha vai servir de instrumento de vigilância e na disseminação da informação a fim de contribuir com a orientação das ações na sociedade”, ressaltou a estudante.  
 
A atividade ainda faz parte da programação em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças, 18 de maio. “Essa iniciativa é importante não só por ser pensada e organizada pelos estudantes, mas para mostrar que estamos preocupados enquanto participe dessa comunidade. É necessário incentivar as ações de políticas públicas e motivar as intervenções psicológicas porque essa violência pode desestruturar emocionalmente todo um ambiente familiar e deixar marcas nas vítimas sem dimensões”, finaliza o coordenador do curso de Psicologia da UNINASSAU Belém, Alex Miranda.
 
Serviço 
Lançamento de Cartilha e Peça teatral – UNINASSAU Belém
Local: Parque Estadual Utinga
Data: 19 de maio
Horário: 8h30 às 12h 
 
 

04 Maio
Psicologia
UNINASSAU Belém promove atividade em alusão ao 'Maio Laranja'
Por Alex Ferreira

No próximo dia 05, a partir das 8h, o curso de Psicologia da Faculdade UNINASSAU Belém realizará uma atividade na Praça Batista Campos, com o objetivo de conscientizar a comunidade para a importância de se identificar e combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O coordenador do curso de Psicologia da UNINASSAU Belém, professor Alex Miranda, explica que a ação será realizada com uma equipe de 40 alunos do curso de Psicologia, orientados pelos docentes do curso. “Realizaremos conversas com o público presente, explicando como identificar os sinais de abuso, além de prestar informações sobre formas de denúncias e de encaminhamento para tratamento psicossocial. A conscientização é a nossa principal ferramenta no combate ao abuso sexual”, antecipa o professor.

A iniciativa visa somar com as palestras, cursos e demais manifestações realizadas Brasil afora em decorrência do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, lembrado em 18 de maio. Esta data foi escolhida por ser o dia em que Araceli Crespo, de apenas 8 anos, foi brutalmente estuprada, violentada e assassinada, em 18 de maio de 1973, conhecido como o “Caso Araceli”, que segue impune até hoje. Esse dia de combate foi instituído oficialmente no país, por meio da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000 e o mês de maio passou a ser reconhecido como “Maio Laranja”.

 

Assessoria de Imprensa Por: Camille Nascimento