18 Maio
MAIO LARANJA
Participe da Campanha de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Autor: Alex Ferreira
O curso de Psicologia da Faculdade UNINASSAU Belém vai realizar uma atividade educativa de distribuição de cartilhas no próximo domingo (19), no Parque Estadual do Utinga. O material – organizado por acadêmicos do sétimo período da unidade Quintino – retrata intervenções, medidas preventivas e como identificar sinais de violência sexual na infância. A atividade gratuita e ocorre das 8h30 às 12h.

Para ficar mais didático, os acadêmicos montaram uma peça teatral que vai ser apresentada momentos antes da distribuição. A cartilha ilustra fábula local e mostra alguns perigos com personagens amazônicos. O material visa a defesa da criança em situação de risco pessoal e social e pela garantia de seus direitos.

Para uma das idealizadoras do projeto, a aluna Alessandra Tavares, o material é direcionado às crianças e aos adultos, para que se tornem vigilantes. “É necessário que tenhamos consciência de que a violência pode estar inserida no espaço doméstico, familiar e escolar. Dessa forma, a cartilha vai servir de instrumento de vigilância e na disseminação da informação a fim de contribuir com a orientação das ações na sociedade”, ressaltou a estudante.

A atividade ainda faz parte da programação em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças, 18 de maio. “Essa iniciativa é importante não só por ser pensada e organizada pelos estudantes, mas para mostrar que estamos preocupados enquanto participe dessa comunidade. É necessário incentivar as ações de políticas públicas e motivar as intervenções psicológicas porque essa violência pode desestruturar emocionalmente todo um ambiente familiar e deixar marcas nas vítimas sem dimensões”, finaliza o coordenador do curso de Psicologia da UNINASSAU Belém, Alex Miranda.

Lançamento de Cartilha e Peça teatral – UNINASSAU Belém
Local: Parque Estadual Utinga