Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
28 Junho
WEBTV
WebTV entrevista nova reitora da Uninassau
Por Andre Felipe

A WebTV Uninassau entrevistou, nesta semana, a nova reitora da Uninassau Recife, profa. Lis Helena Pinheiro Teixeira. Conheça mais sobre ela, acessando o link. O programa foi apresentado pelo jornalista e professor Luís Boaventura.

A WebTV é o núcleo de telejornalismo da Agência Experimental dos cursos de Comunicação Social da Uninassau Recife, a Sementes Comunicação. Na página da Uninassau, no Facebook, vocês vão encontrar também outras edições do programa, que abordam temas da atualidade e do cotidiano universitário. Confere lá.

19 Março
COMUNICAÇÃO
A WebTV ganha novos integrantes, confira!
Por Andre Felipe

Após o processo seletivo para monitoria da Agência Sementes, foi divulgado o resultado dos novos integrantes da equipe da WebTV da Uninassau.

As novas caras da equipe são:

Alana Cecília - Produtora
Carla Eduarda França da Silva - Produtora 
Lucas Lemos - Produtor
Gabi Araújo - Repórter
Karla Vilela - Repórter

Em breve serão divulgados os selecionados dos outros braços da Sementes, a Agência de Publicidade e a RadioWeb.

 

11 Maio
WEB TV
Disponível novo programa da WebTV UNINASSAU
Por Mary Silva

WebTV Uninassau discute o processo de avaliação interna nas instituições de ensino superior
 
por Rayane de Paula, monitora WebTV Uninassau
 
Já está disponível no portal do aluno e dos professores o formulário da avaliação institucional. O processo de avaliação segue disponível até o dia 25 de maio, para todas as Instituições de Ensino Superior (IES) ligadas ao Grupo Ser Educacional. A participação não é obrigatória, mas é importante o envolvimento do aluno para obter melhorias na sua instituição.
 
Esse assunto foi tema de uma conversa ao vivo no programa Comunica Web da quarta-feira (09/05/2018), transmitido na página da Uninassau no Facebook. A avaliação institucional nada mais é do que um modo oficial que os alunos têm de expor e fazer suas sugestões e observações, sobre vários aspectos, incluindo ensino e infraestrutura.
 
Para o bate papo o apresentador do programa, Luís Boaventura, contou com a participação da coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, professora Lenira de Melo, que preside a comissão própria de avaliação (CPA) da Uninassau Recife.
 
“A CPA faz parte do projeto de avaliação interna da instituição. Ela cuida de planejar, de refletir, de organizar os interesses de toda a comunidade e para isso, ela conta com o apoio da comunidade acadêmica e dos diretores da direção, através de dados que são levantados e passados para os membros da CPA”, explicou Lenira.
 
Além da presidente, também participaram da entrevista os outros integrantes da comissão: o Dr. Thiago Araújo e o coordenador André Ferreira. O aluno do 6º período do curso de Jornalismo Wanderson Pontes, também foi convidado para relatar sua experiência com as avaliações que tem feito a cada semestre.
 
Segundo Wanderson Pontes a avaliação é bem fácil de ser realizada. “Nesses seis períodos que estou na instituição eu já vi muitas melhorias em algumas coisas, por exemplo, período passado teve um problema de ter que mudar de sala algumas vezes e teve reclamações na avaliação institucional, tanto é que neste período estamos em uma sala própria e o problema foi solucionado”, comemora o aluno.
 
Segue o link para você acompanhar na integra o programa:https://www.facebook.com/UNINASSAU/videos/2461356513889522/
 
A WebTV Uninassau é um projeto de extensão dos cursos de Comunicação Social da IES. Todas as segundas e quartas-feiras são promovidas conversas sobre diversos temas com especialistas de diferentes áreas. É ao vivo, na página da Uninassau no Facebook a partir das 17h.
 
 
 

 

02 Maio
DIREITO
Professores esclarecem dúvidas a respeito da penhora de salário
Por Andre Felipe

A WebTV Uninassau, projeto de extensão dos cursos de comunicação da IES, apresentou em uma das edições o programa Comunica Web o tema Novidades sobre a penhora de salário para o pagamento de dívidas não-alimentares no novo Código de Processo Civil. O objetivo é esclarecer as mudanças no Código de Processo Civil, que vigorou até março de 2016 e no diploma que está em vigor atualmente (CPC/2015) que estabelecem como impenhorável o salário do sujeito que é devedor. Ou seja, o devedor não poderá ter seu salário penhorado para saldar dívidas, pelo menos em regra, pois ainda existem divergências.

O assunto foi discutido pelo professor dos cursos de comunicação e apresentador do programa Luis Boaventura e teve como convidados Fábio Porto Esteves Mestre em Direito do trabalho, Rosalina Freitas Doutora em Direito, ambos professores do curso de Direito a Uninassau e Patrícia Freire Doutoranda e mestre em Direito, Advogada Presidente da comissão de cursos jurídicos da OAB/Jaboatão dos Guararapes/PE.


O programa está disponível na íntegra na página da Uninassau no Facebook, basta clicar no link  a seguir e entender mais sobre o assunto.

Redator: Jairo Martins

19 Abril
ATIVIDADE
Professores de Direito esclarecem dúvidas a respeito da penhora de salário
Por Anderson Rodrigo

por Rayane de Paula, monitora WebTV UNINASSAU

O programa Comunica Web da segunda-feira (16/04/2018), trouxe como tema: “Novidades sobre a penhora de salário para o pagamento de dívidas não-alimentares no novo Código de Processo Civil”. O termo pode ate parecer complicado para alguns, porém esta bem presente no nosso cotidiano.

Tanto o antigo Código de Processo Civil, que vigorou até março de 2016, quanto o diploma que está atualmente em vigor (CPC/2015), estabelecem como impenhorável o salário do sujeito que é devedor. Ou seja, o devedor não poderá ter seu salário penhorado para saldar dívidas, pelo menos em regra, porque há divergencias.

Para  debater sobre o assunto, Luís Boaventura, professor de Comunicação e apresentador do programa, recebeu Fábio Porto Esteves Mestre em Direito do trabalho, Rosalina Freitas Doutora em Direito, ambos professores do curso de Direito a Uninassau, e Patrícia Freire Doutoranda e mestre em Direito, Advogada Presidente da comissão de cursos jurídicos da OAB/Jaboatão dos Guararapes/PE.

  "O código de processo civil vai regulamentar esse passo a passo para que o juiz possa chegar a uma decisão e dê o direito a quem ele entende, pelas provas, que tem razão” disse Rosalina Freitas.

  A penhora nada mais é do que a apreensão judicial dos bens do devedor com o propósito de garantir o pagamento de uma dívida. Os bens serão retirados da posse do devedor para garantir a execução do débito. Porém existe algumas exceções, segundo Fábio Porto "O salário é a contra prestação do serviço, seja ele físico ou mental, ele precisa ser remunerado. Naturalmente possui natureza alimentar, é através do salário que o trabalhador garante a sua subsistência mais a existência da sua família, que são as pessoas que dependem dele. Por isso existe a necessidade de proteger o salário, e por isso existe essa discussão sobre a possibilidade ou não de se penhorar o salário."

 Patrícia Freire enfatiza que "apesar do código deixar claro a sua intenção vem a jurisprudência e começa a flexibilizar a lei dando interpretações, só que acabam sendo tanto que equivocadas, porque o código é bastante claro, o salário é impenhorável mas existe duas exceções. Mas o tribunal começa a flexibilizar e isso acaba trazendo uma certa insegurança, como se o processo acabasse virando uma roleta russa."

Se você quiser entender mais sobre o assunto, é só clicar no link a seguir para assistir na integra o programa. A WebTV UNINASSAU é um projeto de extensão dos cursos de Comunicação Social da IES. Todas as segundas e quartas-feiras são promovidas conversas sobre diversos temas com especialistas de diferentes áreas. É ao vivo, na página da UNINASSAU no Facebook a partir das 17h.


 

17 Abril
ATIVIDADE
Posse responsável de animais domésticos é pauta na WebTV UNINASSAU
Por Andre Felipe

Redatora: Erlânia Nascimento

A "Posse responsável de animais domésticos" foi tema no Comunica WEB. O programa recebeu para uma conversa os professores do curso de Medicina Veterinária da Uninassau Carlos Adriano e Wagner Mcklayton. Os convidados falaram sobre alimentação correta para cada tipo de animal, leis de proteção aos animais, quando ir a um veterinário e serviços públicos para animais de estimação no Recife.

Mcklayton falou sobre a importância da adoção de animais que estão em vulnerabilidade e destacou que, segundo os últimos levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 30 milhões de animais estão em abandono no Brasil. Em torno de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães estão na rua, gerando problemas sanitários para a população, além do excessivo crescimento populacional desses animais.

"Na hora de decidir por um pet é necessário se atentar as necessidades que o animal precisa. O futuro tutor do novo “membro da família” necessita um planejamento financeiro para garantir ao animal, entre outras coisas, o fornecimento de alimento, visitas ao médico e passeios", destaca o professor Carlos Adriano.

Abusos e maus-tratos contra animais configuram crime ambiental e devem ser comunicados à polícia. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei

Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pode ser feita em uma delegacia de polícia ou junto ao Ministério Público.

Sobre o Comunica Web

O Comunica Web é um programa da WebTV UNINASSAU, projeto de extensão dos cursos de Comunicação Social. O programa é transmitido ao vivo pelo Facebook nas segundas e quartas-feiras a partir das 17h, promovendo debates de diversos temas.

 

14 Novembro
ATIVIDADE
Abertura da WebTv UNINASSAU - Novo canal da Agência Sementes
Por Andre Felipe

Estreia hoje (14), a WebTV UNINASSAU, novo canal de comunicação da Sementes. Na direção, Luís Boaventura, professor e jornalista do curso de Comunicação.
A grade de programação será diversificada, com conteúdos de gastronomia, química, cultura, trabalhabilidade e educação física.
Inicialmente a equipe é formada por 3 repórteres, 3 produtoras e 2 editores, são eles, respectivamente: Helen Lima, Renata Alexandrino,  Igor Guaraná, Mariana de Barros, Natália Beatriz e Beatriz Vieira, Júlio César e Willyane Fernanda.