Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
23 Julho
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Estudantes têm papers aprovados no Intercom Nacional
Por Andre Felipe

Os cursos de jornalismo e publicidade da Uninassau Recife marcarão presença no Congresso Nacional da Intercom 2019, o que acontecerá em Belém, no mês de setembro. Os estudantes Yago Martins e Larissa Gabriella Roque tiveram seus papers aceitos pela organização do evento, considerado um dos principais da área de Comunicação Social no Brasil. 

O trabalho de Yago Martins foi orientado pelo professor Eduardo Dias e se intitula " Inovação na Comunicação da Indústria de Streaming de Entretenimento". O paper aborda como a inovação surge nas suas diferentes formas e em determinados contextos, se estabelecendo como parte do processo produtivo e institucional das empresas. Na análise, lança luz às empresas que fazem uso de plataformas de streaming, com destaque a Netflix, as quais surgem em um novo contexto propiciado pelas transformações sociais e pelas disponibilidades tecnológicas, e se consolidam como um forte elemento de distribuição dos produtos de entretenimento na sociedade em rede. Assim, as marcas adentram o universo das mídias sociais para sua promoção e experimentam linguagens e formatos, a partir da produção de conteúdo, e constroem uma nova proposta de publicidade que dialoga com atual contexto de convergência midiática. 
 
Já o trabalho de Larissa Gabriella Roque, foi orientado pela professora Nataly Queiroz e se intitula "O Showrnalismo na televisão brasileira: uma análise do Repórter Brasil e do Jornal Nacional na cobertura do Caso Suzano". O trabalho, fruto do seu trabalho de conclusão de curso, aborda, por meio de uma análise de conteúdo como se deu a cobertura do Caso Suzano em dois veículos de comunicação, um público e outro comercial, identificando semelhanças e diferenças na abordagem.    
 
Os trabalhos serão apresentados durante a XV Jornada de Iniciação Científica em Comunicação, evento componente do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

01 Abril
Especial EXPOCOM
Flau: Uma grande reportagem sobre homicídios de crianças e adolescentes
Por Andre Felipe

A recém-formada jornalista Kimberly Emily da Silva, da Uninassau, é uma das indicadas pela instituição à Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM), Regional Nordeste, do congresso Intercom 2019. O documentário jornalístico "Flau: Uma
grande reportagem sobre homicídios de crianças e adolescentes"
, apresentado na modalidade JO16 - Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão, foi orientado pelo docente Luís Boaventura e tem como objetivo trazer à tona a violência encarada por crianças e adolescentes em comunidades carentes, a partir do trabalho realizado pela ONG Flau. A EXPOCOM é a segunda premiação para qual o documentário é indicado, sendo ele um finalista na 24ª edição do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo.

Desenvolvido em apenas 3 meses, o documentário surge de um interesse inesperado da jovem pelo trabalho da ONG Flau, o que a levou a trocar o tema para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na reta final para a entrega. Agora, vendo o seu trabalho sendo reconhecido em duas premiações importantes para a comunicação, a jornalista compartilha o sentimento de realização. "Fico muito feliz em poder ver os frutos do meu TCC. Não foi fácil de fazer, pelo contrário, foi muito suado porque foi produzido em pouquíssimos meses. A indicação é mais um reconhecimento de que valeu a pena investir no tema. Agora, só resta torcer para que o Intercom possa aprovar o meu projeto", afirma.

A Regional Nordeste da Intercom deste ano acontecerá na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do dia 30 de maio a 1 de junho. Os trabalhos classificados na etapa regional podem também concorrer na edição nacional do congresso, que acontecerá em setembro, no Pará.

EXPOCOM

Realizada anualmente, a EXPOCOM é a parte da Intercom reservada para premiar os estudantes de comunicação cujos trabalhos experimentais foram os de maior destaque. De cunho estritamente simbólico, a premiação permite que os trabalhos sejam inscritos nas categorias "Jornalismo", "Publicidade e Propaganda", "Relações Públicas e Comunicação Organizacional", "Cinema e Audiovisual", "Produção Transdisciplinar" e "Rádio, TV e Internet". Além disso, os trabalhos são encaixados em modalidades específicas, respeitando as devidas ementas.

 

15 Maio
INTERCOM NE 2017
Seguem abertas inscrições para o Intercom Nordeste
Por Francisco Norton

Ainda estão abertas as inscrições para o Intercom Nordeste 2017, com sede em Fortaleza. O evento conta com palestras, conferências, oficinas e GTs. Confira a programação e realize sua inscrição.