22 Janeiro
Escolha certa
Quer fazer Odontologia? Confira as dicas abaixo
Autor: Taiane Santos

A escolha de estudar odontologia nunca é fácil. Aliás, para algumas pessoas, pode realmente ser uma escolha mais simples, seja por indicação de pais, parentes ou amigos próximos que já exercem a função. E para aquelas pessoas que admiram, mas não têm conhecidos que exercem esta profissão?

Listamos algumas dicas para quem pretende iniciar na área ou até mesmo para quem já ingressou mas está em fase inicial do curso.

– Não busque apenas realização financeira: Qualquer profissão que você seguir dependerá somente de você para que isso aconteça. Odontologia é sim uma área que pode te trazer uma remuneração acima da média, mas você terá que estudar e trabalhar muito para isso. Não tem jeito simples.

– Estude: Tenha aptidão nos estudos e vontade de aprender cada vez mais. O curso de odontologia é muito difícil e na grande maioria das universidades o período é integral. Você terá que passar longos momentos de estudo e dedicação na graduação e depois de formado para tornar-se um profissional de excelência.

– Dica: Não escolha o curso somente por ter conhecidos dentistas, pois o que é bom para alguns não necessariamente será o melhor para você. Se você pretende seguir na área, é muito importante ter sugestões e recomendações sim, mas o melhor a se fazer ainda é buscar sua própria inspiração.

– Aptidões: Gostar de anatomia humana e de matérias como química e biologia é fundamental. Logicamente, serão diversas matérias, mas deixamos esta dica extra para você.

– Características: É fundamental ser uma pessoa empática, ter amor ao próximo e saber lidar com as pessoas.

– Rotina: É importante estar ciente que você passará a maior parte do seu tempo sentado em um escritório, clínica ou consultório exercendo atividades eventualmente repetidas. Nem todas as pessoas tem essa habilidade, ou seja, procure saber se estará preparado.

– Estar sempre antenado: Constantemente somos bombardeados por novidades. Seja por novos produtos que facilitam nossa vida, serviços ou tecnologias, portanto, mais que estudioso, é fundamental ficar sempre ligado para o que aparece de novo na área.

São muitas as características necessárias para escolher odontologia e ser um bom profissional. É completamente natural que surjam questionamentos na hora de escolher o curso, mas não há dúvidas que a odontologia é uma carreira satisfatória para aqueles que se dedicam e tem amor pelo que escolheram fazer.