Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
30 Setembro
Evento
UNINASSAU na sensibilização para doação de órgãos
Autor: Flavia Lira

Boa tarde futuros enfermeiros!

Durante todo mês de setembro o curso de enfermagem trabalhou com eventos de cunho científico e popular buscando a sensibilização dos acadêmicos, profissionais e da população campinense sobre a importância da doação de órgãos e quanto este atitude muda a vidas.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre esta temática, vamos saná-las neste post!

O que é doação de órgãos?

Doação de órgãos é um ato nobre que pode salvar vidas. Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação. É preciso que a população se conscientize da importância do ato de doar um órgão. Hoje é com um desconhecido, mas amanhã pode ser com algum amigo, parente próximo ou até mesmo você. Doar órgãos é doar vida!

Quero ser doador de órgãos. O que fazer?

Se você quer ser doador de órgãos, primeiramente avise a sua família. Os principais passos para doar órgãos são:

 Para ser um doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo de ser doador e deixar claro que eles, seus familiares, devem autorizar a doação de órgãos.

 No Brasil, a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar.

Pela legislação brasileira, não há como garantir efetivamente a vontade do doador, no entanto, observa-se que, na grande maioria dos casos, quando a família tem conhecimento do desejo de doar do parente falecido, esse desejo é respeitado. Por isso a informação e o diálogo são absolutamente fundamentais, essenciais e necessários. Essa é a modalidade de consentimento que mais se adapta à realidade brasileira. A previsão legal concede maior segurança aos envolvidos, tanto para o doador quanto para o receptor e para os serviços de transplantes.

A vontade do doador, expressamente registrada, também pode ser aceita, caso haja decisão judicial nesse sentido. Em razão disso tudo, orienta-se que a pessoa que deseja ser doador de órgãos e tecidos comunique sua vontade aos seus familiares.

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

 

Galeria: 
Ação no shopping Partage de sensibilização da população campinense Abertura do setembro verde da UninassauFoto com os palestrantes da abertura do setembro verde da UninassauAbertura do setembro verde da UninassauAção de sensibilização para população campinense no Açude Velho no intuito de estimular a doação de órgãosAção de sensibilização para população campinense no Açude Velho no intuito de estimular a doação de órgãos

Comentários