Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
05 Junho
Ética profissional
Ética na Biomedicina: importância da atuação profissional de acordo com a regulamentação do Conselho
Autor: Roberto Silva

Dia a dia o mercado de trabalho fica mais competitivo, assim para que possamos nos estabelecer é preciso, além de qualificação técnica, ética e profissionalismo. Talvez seja a saúde uma das áreas que mais demande, de fato, uma conduta ilibada, consciente e íntegra. E essa consciência, acompanhada de uma boa dose de responsabilidade, são as condições indispensáveis para quem atua ou deseja atuar na saúde, sobretudo na Biomedicina, que há muito vem se destacando pelo bom serviço prestado à comunidade.

Entenda a Diferença entre os Diferentes órgãos profissionais deve estar vinculado e seguir ética profissional. 

CONSELHO: órgão responsável por fiscalizar a atuação profissional, a fim de assegurar à sociedade que os serviços sejam prestados por profissionais habilitados; orientar o profissional sobre o exercício do seu oficio; zela pela ética da profissão em todas as áreas de atuação; regular os limites de atuação profissional; registrar, cadastrar e atualizar os dados sobre o profissional e divulgar e discutir temas como ética profissional, áreas de atuação e o exercício legal da profissão. 

SINDICATO: Coordenação, defesa e representação legal da categoria nas esferas públicas e provadas perante as autoridades e poderes; oferecer assistência profissional e jurídica aos associados; e substituir processualmente em juízo o associado, em defesa de direitos relacionados ao cargo, função e condição de trabalho. 

ASSOCIAÇÃO: Responsável por promover treinamento e aprimoramento do conhecimento; representar a profissão em eventos e espaços políticos; integrar profissionais através de encontros, simpósios e fóruns; difundir resultados de pesquisas e inovação nas áreas de atuação; contribuir com a sociedade na formação de profissionais aptos e apoiar e promover atividades para melhorar o posicionamento do profissional e futuros profissionais no mercado de trabalho. 

O Estado do Piauí conta com o Sindicato dos Biomédicos e Associação Piauiense de Biomedicina. 

 

 

 

 

Comentários