03
Maio
Extensão
Literatura Infantil e Libras: um diálogo possível na Educação Especial
No último dia 28 de abril, os alunos de Pedagogia da Faculdade Maurício de Nassau Caruaru realizaram uma atividade, na unidade, para desenvolver competências que darão suporte no atendimento didático pedagógico com crianças especiais que necessitem do intérprete de libras,pois dialogar com a Literatura Infantil traz em seu bojo a diversidade da língua de sinais e amplia a prática pedagógica do professor, levando em consideração a heterogeneidade da turma.
Durante a atividade, os alunos se apropriaram da legitimidade linguística que pode ser considerada uma base para a construção dos atuais vieses da literatura visual, esta que pode se assemelhar bastante à literatura de cunho oral, muito utilizada antes da demanda da língua em sua modalidade escrita nos séculos passados, histórias que não eram registradas e passavam de um espectador a outro. Entendendo a Educação Especial, na perspectiva inclusiva, e na formação dos professores, entende-se que lidar com alunos surdos exige do professor um olhar diferenciado para as características do aluno e a inclusão da disciplina Libras é um dos fatores marcantes para esta prática.
Os objetivos da atividade foram:
a) Apresentar a Literatura Infantil sob a óptica do aluno surdo e da Educação Especial;
b) Utilizar a Libras como meio de comunicação e Expressão;
c) Propiciar a construção da Literatura para alunos surdos pelo professor em formação.
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