Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
05 Dezembro
Fortaleza
Debate Interseccional: expressões do racismo na violência contra a mulher
Por Debora Bastos

No dia 29/11 a Uninassau Parangaba realizou o evento "Debate Interseccional: expressões do racismo na violência contra a mulher", uma realização dos cursos de Serviço Social, Direito, Nutrição e Odontologia, sob acompanhamento da Coordenação Acadêmica e Direção da Unidade. 
 
Na ocasião, a comunidade acadêmica pode contemplar a apresentação artística do Grupo de Dança Amor e Arte da Secretaria de Proteçao Social (SPS), coordenado pela Profa. Cláudia Mota do curso de Pedagogia, que apresentou uma dança alusiva à cultura afrobrasileira. A progamação contou ainda com atração musical: a aluna Bárbara Macau do 8° semestre do curso de Direito interpretou músicas de valorização à cultura negra e de enpoderamento feminino.
 
Oportunamente, Conceição Peixoto, técnica adminsitrativa da Casa da Mulher Brasileira, socializou informações sobre os serviços e dinâmica de funcionamento da intituição, um importante equipamento público orientado para a garantia dos direitos das mulheres vítimas de violência. Já o debate interseccional foi realizado por Drielly Holanda, Assisstente Social, Mestre em Serviço Social e Quesrão Social, pesquisadora do NUAFRO/UECE e assessora da Secretaria de Igualdade Racial e Fernanda Estanislau, Advogada, Mestre em Direito Constitucional com foco em Relaçoes Raciais e Assessora Técnica na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a provocarem um profícuo debate sobre a formação antiracista e a relação interseccional das desigualdades raciais com a violência contra a mulher.    
 
O evento compôs o Calendário de Responsabilidade Social do Grupo Ser Educacional, que previu as atividades "Diga sim à Consciência Negra", referente ao Dia da Consicência Negra (21/11) e "Diga não à violência Contra a Mulher, em alusão ao 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, inciados no dia 20 de novembro de 2023. Dessa forma, a Uninassau Parangaba, integrande do Grupo Ser, através das ações do Sistema Ubíqua, reforça seu compromisso com a formação de qualidade e conectada com as questões do tempo presente que são relevantes para a formação dos seus alunos.