Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
17 Fevereiro
PALESTRA
Unidade recebe palestra sobre Inteligência Emocional
Por Geisa Carla

No dia 6 deste mês, a unidade de Ponta Verde e alunos do curso de Pedagogia assistiram a palestra sobre Inteligência Emocional. A ocasião foi ministrada pela palestrante e psicóloga Ma. Sandra Patricia Lamenha, que sediou vários momentos de interação com o público sobre o assunto. A palestra ocorreu em dois momentos: pela manhã e a noite. Confira as imagens em anexo.

01 Agosto
Lauro de Freitas
A importância das Inteligências Interpessoal, Emocional e Espiritual para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Por Denise Rocha

Muitas são as competências necessárias no mundo atual. Diversas e grandes transformações vêm ocorrendo de forma tão veloz que muitas vezes temos a sensação que estamos desenquadrados. No início do século passado e no decorrer de muitos anos, o ser humano era visto pelas empresas apenas como um fator de produção. Já nos meados do mesmo século, as empresas começaram a trabalhar as relações humanas e consideraram o ser humano como um dos seus recursos organizacionais e não mais como um “apêndica de máquina”. Hoje, na era do informação e do conhecimento, onde muitas atividades passaram a ser ser automatizadas e realizadas pelos robôs, as organiações necessitam de pessoas com grandes conhecimentos e talentos, com as habilidades necessárias e principalmente com atitudes e valores condizentes ao novo cenário.

Nesse contexto, seja na vida pessoal ou na vida profissional, lidamos com situações adversas e conflituosas. Nesse sentido, é valioso conhecer como podemos manter o equilíbrio, receber críticas por vezes nada favoráveis, olhar o nosso próximo com mais empatia e compassividade, enfim como podemos ter e manter um relacionamento interpessoal saudável. O profissional, seja de que área for, vai lidar com pessoas nos diversos segmentos, e por isso conhecer o ser humano é um dos fatores determinantes para resultados de sucesso.

O primeiro passo é o seu próprio desenvolvimento para que a partir daí possa entender e reagir adequadamente nas interações com os outros, com a sociedade e com o mundo.

Para melhor entender o processo que envolve essas competências, é importante passar pela inteligência intrapessoal e interpessoal, pela inteligência emocional e pela inteligência espiritual para que se possa aprender a lidar melhor consigo mesmo e com os diversos pares no convívio social e profissional.

Somos um ser integral, o que significa que temos um corpo físico, um corpo mental, um corpo emocional e um corpo espiritual. Se um não está bem, afeta todos os demais. Se deixamos cada um isolado no seu canto, pode gerar uma desintegração desse ser integral até fazer com que nos percamos de nós mesmo.

Baseado nesses pressupostos, foi desenvolvido na disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade, nos cursos de Pedagogia e Serviço Social, seminários com esses temas, o que levou aos alunos refletirem sobre si mesmos e sobre a sua relação com o outro. Foram trabalhadas a resiliência, a auto-estima, a comunicação assertiva a nível itrapessoal, interpessoal e emocional. A nível espiritual, foi trabalhado o olhar para fora de si mesmo e a visão de quem mais pode ser beneficiado com o trabalho que cada um executa e  qual o propósito de vida individual que vai se propagar para além de si. 

Ressalto o trabalho de inteligência espiritual do primeiro semestre de Pedagogia Matutino onde por meio da dramatização, da música e da dança trouxe de forma admirável o tema inteligência espiritual, tema esse muito recente nas organizações e ainda desconhecidos por muito. A princípio associa-se esse tema à religião, depois com o aprendizado se vê que nada tem a ver com a religião e som com valores, com a capacidade de ser solidário, com o servir e com o propósito.

As demais equipes de todas as turmas também apresentaram com criatividade e competência o que enriqueceu muito a disciplina.

O evento foi um seminário apresentando em sala de aula para a disciplina que acontece no 1° semestre do curso, no final do semestre de 2017.1 como um dos requisitos para aprovação na disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade. Realizado pela turma com oientação da Professora da Disciplina Daisy Jardim. 

Por Professora Mestre Daisy Therezinha de Almeida Kraychete Jardim

 

04 Outubro
Alagoas
Quais habilidades da inteligência emocional que chamam mais a atenção dos empregadores?
Por Taísa Silveira

A capacidade de desenvolver a inteligência emocional tem sido de grande importância no mercado de trabalho, desde os primeiros estudos publicados sobre o tema pelo psicólogo PhD. Daniel Goleman em 1995, em sua obra intitulada Inteligência Emocional.
É bem verdade que tanto a habilidade técnica, quanto a comportamental são importantes para o sucesso na carreira de qualquer profissional, e cada vez mais o mercado de trabalho global vem exigindo mais dos candidatos a vagas de empregos.
 
Há pouco tempo ser um especialista de qualquer área técnica garantia ao profissional um lugar no competitivo mercado de trabalho, hoje isso não é mais suficiente, sendo exigidas outras competências, dentre elas a capacidade de relacionar-se bem no ambiente de trabalho e acadêmico.
 
O alto desempenho na vida acadêmica é de extrema importância, mas no mercado atual, os melhores empregadores estão em busca de um plus: querem profissionais graduados e com habilidades interpessoais bem desenvolvidas. Nas grandes organizações estão acrescentando testes de inteligência emocional em seus processos seletivos.
 
Pense como anda a sua inteligência emocional e responda essas perguntas:
 
• Você costuma estar consciente de seus sentimentos?
• Você está consciente de suas limitações, bem como de suas forças?
• Consegue lidar bem com suas emoções negativas?
• Consegue se adaptar com facilidade a mudanças?
• Você mantém o foco em seus objetivos?
 
O ideal é que as respostas sejam “sim” para todas essas perguntas.
 
A inteligência emocional não acontece de fora para dentro e sim de dentro para fora e também não está atrelada à experiência profissional. As competências de inteligência emocional podem ser aprendidas e aperfeiçoadas, tudo depende de sua escolha e disposição em desenvolvê-las, e o autoconhecimento irá ajudá-lo a refletir sobre o conjunto de forças e limites pessoais.
 
E os melhores empregadores do mundo não são apenas os mais exigentes, mas também estão em busca dos melhores profissionais que também possuam a inteligência emocional bem desenvolvida.
 
Para garantir sua empregabilidade no mercado de trabalho é preciso ter foco no desenvolvimento sólido e consciente de suas habilidades relacionais e aplicá-las em seu dia a dia.
 
Comece já sua jornada de autoconhecimento!
 

04 Outubro
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Inteligência emocional para gerenciar emoções
Por Taísa Silveira

 
 
A inteligência emocional é a capacidade de entender e gerenciar as emoções de maneira positiva, comunicar de forma eficaz, ser empático com os outros, superar desafios e resolver os conflitos. Se você tem uma alta inteligência emocional você é capaz de reconhecer o seu próprio estado emocional e os dos outros, e usar essa compreensão para se relacionar melhor com as pessoas. A capacidade de transformar relações ruins em saudáveis, ajuda também a obter sucesso no trabalho e levar uma vida mais equilibrada.
 
Para ter sucesso na inteligência emocional você deve reconhecer suas próprias emoções e como elas afetam seus pensamentos e comportamento, conhecer seus pontos fortes e fracos, e ter autoconfiança.
 
Precisa ser capaz de controlar os sentimentos e comportamentos impulsivos, controlar seus sentimentos de maneira saudável, tomar a iniciativa, acompanhar, através de compromissos, e adaptar-se às novas circunstâncias.
 
É necessário entender as emoções e preocupações de outras pessoas, se sentir confortável socialmente, e reconhecer as dinâmicas de poder em um grupo ou organização. Saber como desenvolver e manter boas relações, comunicar com clareza, inspirar e influenciar os outros e trabalhar bem em equipe também são características de uma pessoa com a inteligência emocional bem desenvolvida
 
Mas, por que a inteligência emocional é tão importante?   
 
Como sabemos, nem sempre as pessoas mais inteligentes são as mais bem-sucedidas e realizadas. Você deve conhece pessoas que são altamente instruídas no entanto não são muito sociáveis no trabalho ou nas relações pessoais. 
 
Sua formação acadêmica pode ajudá-lo a nos estudos, mas é a sua Inteligência emocional que o auxiliarão no domínio das emoções quando precisar passar por provas e exames, pro exemplo. A inteligência emocional pode serve para a pessoa saber lidar facilmente com o ambiente social do local de trabalho, liderar e motivar os outros, e se destacar em sua carreira. Na verdade, quando se trata de selecionar os candidatos, ter a inteligência emocional bem desenvolvida acaba sendo tão importante quanto a capacidade técnica para o cargo.
 
O desenvolvimento da Inteligência Emocional ajuda a tornar as pessoas em seres mais equilibrados, em alguém que escolhe influenciar o ambiente, a se deixar influenciar por ele, em um indivíduo que decide controlar suas emoções em vez de permitir que outras pessoas as controlem, e que age de maneira equilibrada com os outros, transmitindo segurança, transparência e confiança.