11
Setembro
INCLUSÃO
Alunos de Pedagogia construíram jogos e materiais para serem utilizados com crianças
A turma do III Período, de 2017.1, na disciplina Alfabetização e Letramento, após estudos, entrevistas e observação da prática pedagógica em escolas da rede pública municipal de ensino de Vitória da Conquista, em oficina pedagógica, construíram jogos e materiais para serem utilizados com crianças em fase de alfabetização ou com dificuldade na leitura e escrita. O material construído foi doado para uma escola municipal, que tem uma sala de recursos e atende crianças especiais. Confira um dos materiais:
I
Chegou em Vitória da Conquista a Maurício de Nassau.
Faculdade interativa, presencial e virtual;
A cidade ganhou muito com seu programa original;
já que o sistema Uninassau, é referencia nacional.
II
A turma de Pedagogia logo foi aprendendo;
Que o ensino-aprendizagem é processo pro viver pleno;
E, nada de fragmentar os saberes dos pequenos.
III
A disciplina alfabetização acompanhou o letramento;
Para mostrar que tem força, compromisso e pensamento;
Pois, no alfabetizar letrando , haverá produção imensurável de conhecimentos;
E, valorizar a diversidade foi o seu grande intento.
IV
Foi no meio dessa trama que se viu a inclusão;
Pois aluno com deficiência não fica de fora, não;
Então foi produzido, na intenção de envolver, jogos adaptados para esse público atender.
V
Os jogos foram doados a uma escola municipal, que na sala de recursos atende aluno especial ;
E, usa como recursos, os jogos pedagógicos doados e produzidos pela turma de pedagogia da Maurício de Nassau.
Por isso, vale dizer: - “a parceria dessa faculdade, à educação de Vitória da Conquista, veio enobrecer” fazendo o processo de inclusão ganhar visibilidade e acontecer.
(Rozilda Magalhães – Prof. de Alfabetização e Letramento/ 2017.1- Pedagogia-III Semestre-noturno)