Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
27 Janeiro
Curso de extensão
Neurobiologia da Depressão
Autor: Ikla Lima

Os estudos de neuroimagem revelam que muitos circuitos cerebrais que normalmente regulam o humor estão desregulados na depressão. Localizada no interior do cérebro, a amígdala é altamente responsável pelos estímulos salientes tais como recompensas e ameaças potenciais. Sabe-se também que, as pessoas depressivas são mais suscetíveis ao estresse, que pode provocar alterações físicas no cérebro, incluindo a atrofia do hipocampo. 

Esta e outras mudanças nas pessoas deprimidas podem causar respostas inadequadas para eventos emocionais. Como por exemplo, a existência da correlação entre citocinas inflamatórias e humor depressivo, e novos dados indiciam que a imunidade celular poderá ser manipulada no sentido de prevenir os efeitos deletérios do stress.

 

A professora e Psicóloga Ikla Cavalcante, mestre em Neurociência e professora da Liga de Neurociência de Psicologia UNINASSAU Boa Viagem, conversou com os alunos sobre a depressão maior, neurobiologia, stress, serotonina, noradrenalina, BDNF, genética, no dia 24 de janeiro, à tarde a UNINASSAU Boa Viagem. 

Galeria: 

Comentários