11 Novembro
VITÓRIA DA CONQUISTA
Confira como foi a Semana profissionalizante em Psicologia
Autor: Diego Almeida

Na semana profissionalizante, muitas ações foram organizadas para que os alunos de Psicologia, na unidade de Vitória da Conquista, pudessem perceber a teoria através das práticas relatadas.

Na segunda-feira, iniciou com a atividade do professor Marcelo Pires, que organizou uma oficina com o título: Psicologia e Atenção Psicosocial à Populações Vulneráveis, fazendo o link com diversas disciplinas do curso, desde o segundo semestre com Comportamento e Sociedade, passando pelas disciplinas do quarto, sexto, oitavo, nono que tinham em suas discussões a temática social e inclusiva, e chegando as disciplinas do dècimo semestre culminando nas atividades de Invervenções em Populações Diferenciadas. O Convite se estedeu a todos os alunos do curso e as atividades froam realizadas no auditório da instituição. Tivemos a fala da Professora da UESB, Brenda Luara, trazendo sua experiência no trabalho com Populações Surdas. A mesa foi finalizada com a fala de José Mario, coordenador municipal de políticas LGBT, junto à advogada do mesmo núcleo, tratando dos progressos e dos desafios que a atenção à população LGBT, como população vulnerabilizada, enfrenta

Na terça-feira, a atividade contou com a presença do projeto Psicoeducativo, formado pela psicóloga Larissa Costa, egressa desta instituição e as discentes Débora Souza, do 10º semestre e Ávila Reis, do 6º semestre. O projeto foi idealizado pelas alunas e está em seu segundo ano de formação e atende às instituições de ensino da rede pública de forma voluntária com o objetivo de informar e discutir sobre saúde mental com crianças e adolescentes destes espaços. Essa atividade envolveu os projetos das professoras Ana Cristina e Janaina, que ministram as disciplinas Psicologia Escolar e Psicologia das relações familiares.

Na quarta-feira, foi o dia de apresentação de Egressos da instituição, que atuam em atendimento clínica na cidade em diversas abordagens, dessa forma tiveram a oportunidade de ter contato com o universo da clínica e sua atuação, um bate papo caloroso permeoou essa atividade liderada pelo professor Marcelo Pires, Angélica Rosa, Janaina Silva e Thais Teixeira. Os egressos  agorapsicólogos foram Mateus Aguiar, Sarah Guimarães e Daniela Brito. As disciplinas de abordagens psicológicas, como Psicanálise, Fenomenologia e Cognitiva Comportamental, foram contempladas com essas atividades promovidas aos alunos.

Na quinta-feira, foi o dia de Reflexões sobre a Psicologia sociocomunitária e Praticas Parentais, com as professoras Thais Teixeira e Janaina Silva. A reflexão da prática se deu pela oportunidade de estarem diante de profissionais como a psicológa Vanessa Matos que trouxeram uma reflexão sobre a pratica psi nesses contextos.

.Na Sexta-feira, foi o dia dos estagiários de Estágio clínico apresentarem casos clínicos relativos ao seu processo na clínica escola, o convite foi feito a todos os alunos e contou com a presença dos supervisores de estágio na Enfase clínica, Angélica Rosa, Ana Cristina, Erica Ribeiro, Marcelo Pires, Thais Teixeira, Janaina Silva e Barbara Emanuely.

O Momento da semana de oficina profissionalizante é de suma importância na construção da fidelização do saber teorico com a prática profissional e a adesão dos alunos em todas as oficinas  demonstrou que de fato essa busca é algo buscado pelos alunos.

Quarta feira - experiencias clinicasMesa redonda Psicologia e Atenção Psicosocial à Populações VulneráveisProfessoras Ana Cristina e Thais Cardoso, recebendo ConvidadaProfessora Angélica Rosa com o Egresso Mateus Aguiar