Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
25 Setembro
Vitória da Conquista
Live: A Mulher Negra e o Racismo Estrutural
Autor: Gilma Benjoino

Sabemos que no Brasil tivemos 300 anos de escravidão. Não é uma linda história para contar, até por quê, houve muita resistência para abolir formalmente, em 1888, sendo o último país a realizar a abolição da escravatura.

De lá para cá, mais de um século se passou e o que observamos? Que a sociedade brasileira continua marginalizando as pessoas negras, impedindo-as de se constituírem cidadãs plenas.

Maria Teresa Ferreira explica essa postura do brasileiro caracterizada como Racismo Estrutural que é “essa naturalização de ações, hábitos, situações, falas e pensamentos que já fazem parte da vida cotidiana do povo brasileiro, e que promovem, direta ou indiretamente, a segregação ou o preconceito racial. Um processo que atinge tão duramente — e diariamente — a população negra”.

Mas, e a MULHER NEGRA, como está nesse contexto? Que desafios enfrenta diariamente? Como sobrevive?? Que vitórias celebra?

Dia 28/09/2020 estaremos discutindo a temática A MULHER NEGRA E O RACISMO ESTRUTURAL, às 19h, com as professoras Elisabete dos Santos Silva e Niltânia Brito Oliveira, através da página da Uninassau no Instagram: @uninassau.vitoriadaconquista

Um encontro, muitas aprendizagens!

Até!
 

 

Comentários