28 Abril
Dia Internacional da Educação - 28 de abril
Autor: Marina Moraes
Caros alunos e alunas!
Hoje, Dia Mundial da Educação, dedicamos uma justa e merecida homenagem a Paulo Freire (1921 – 1997), que em 2012 foi  reconhecido como patrono da educação brasileira pela lei 12.612. Freire dedicou grande parte de sua vida à alfabetização e a educação da população pobre.
Oriundo de uma família de classe média, Freire conviveu com a fome e a pobreza na infância, durante a depressão de 1929. Esta experiência o ajudou a pensar nos pobres e o levou, mais a frente, a elaborar seu revolucionário método de ensino.
Em sua obra mais conhecida, Pedagogia do Oprimido, o educador propôs um novo modelo de ensino, com uma dinâmica menos vertical entre professores e alunos e a sociedade na qual se inserem. O livro foi traduzido em mais de 40 idiomas e é referência no campo educacional.

Uninassau- Pedagogia.