Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
14 Outubro
Artigo
“Confissões e reflexões de um quase professor”
Autor: Gilma Benjoino

“Confissões e reflexões de um quase professor”

 

Eu estava aqui pensando: como serei visto quando for professor? 

Será que os meus alunos conseguirão ver minha humanidade por trás dos meus títulos?

Será que eles perceberão nossas semelhanças e o quanto somos iguais?

Eles compreenderão minhas falhas e me enxergarão como sou?

Meus erros serão perdoados? 

ou serei esquecido? reduzido a um deslize?

 

Serei menos professor quando porventura cair?

ou deveria ser infalível e como um DEUS, nunca falhar?

 

Se como humano que sou fadado a errar, decidindo ser professor, não puder vacilar? 

O que será que será?

 

Temo ser confundido com uma máquina,

um ser infinito e perfeito e que jamais deve errar,

pois tenho pele e osso; prazo de validade e tudo o que sei é que com o tempo, findará.

Sou finito e imperfeito, tenho direito de errar.

Espero que meus alunos entendam:

serei professor, apesar das imperfeições.”

 

Magistri non invicta.

(Professores não são invencíveis).

Por Kaíque Borel de Jesus (discente Pedagogia)

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