Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
22 Março
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Dia Mundial da Água
Autor: Maria Selma

O dia 22 de março é marcado anualmente como o Dia Mundial da Água, data destinada principalmente a discutir os temas relacionados a esse importantíssimo e necessário bem que a natureza nos dá e que é tantas e tantas vezes relegado a planos inferiores entre aqueles que são necessários à vida.

A data foi instituída pela ONU em 1992, com o objetivo de reforçar a importância de preservar o recurso natural. Na época, a iniciativa ajudou cerca de 1,3 bilhão de pessoas nos países em desenvolvimento a obter acesso à água potável. 

O uso ineficiente, a degradação da água pela poluição e a exploração das reservas de águas subterrâneas tem causado o abastecimento inadequado da substância, causando escassez do recurso.

“Abaixo segue o link de um documentário que mostra os impactos gerados pela mineração nas comunidades, principalmente em relação à água, no quadrilátero ferrífero (ou aquífero), pois onde está o ferro está a água. A região já conta com mais de 300 minas de ferro a céu aberto de quilômetros de extensão que consomem todo o aquífero existente. A Serra do Gandarela, última serra intacta ainda, responsável por fornecer 60% da água que abastece a região metropolitana de BH está também ameaçada. O filme traz uma grande reflexão sobre o tema e lança uma pergunta: O que é mais importante, o minério ou a água?

Tenha a consciência limpa: não desperdice hoje para não faltar depois” (Maurício de Sousa)

 

 

 

 

 

Galeria: 

Comentários