Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
11 Dezembro
MEDICINA
Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual
Autor: Cassia Messias

O próximo domingo, 13 de dezembro, será nacionalmente lembrado como o Dia da Pessoa Cega ou Dia do Deficiente Visual, visando a conscientização social contra o preconceito e em favor da inclusão.  

A deficiência é causada, geralmente, pela perda total ou parcial do sentido visual, a mesma decorre ao longo da vida do indivíduo ou já em seu nascimento. Estima-se que, no Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão, de acordo com o IBGE.  

O fato é que a data é considerada um marco histórico na luta da inclusão social das pessoas com essa deficiência, que antes enfrentavam diversas dificuldades em relação à acessibilidade, participação social, cultural, legislativa e na educação. Entre muitas conquistas, a lei de cotas é uma delas, permitindo a entrada da pessoa cega no mercado de trabalho, além do fortalecimento de movimentos que os representam, facilidade de acesso às tecnologias e a criação da ONCB (Organização Nacional de Cegos no Brasil).  

É importante ressaltar que a sociedade precisa ter a consciência de que a única coisa que limita uma pessoa com deficiência é a discriminação de que ela é incapaz, portanto, é fundamental que haja cada vez mais acolhimento e garantia de oportunidades, assim como para qualquer outra pessoa.  

 

Comentários