Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
04 Fevereiro
Artigo
Como a nova epidemia coronavírus podem impulsionar as exportações de carne no Brasil?
Autor: Andrei Guedes

As importações de carne brasileira pelos chineses tiveram um grande salto recentemente após o surto da peste suína africana, fazendo com que o preço da carne bovina se elevasse aqui no Brasil.

Agora estamos diante de uma nova epidemia de corona vírus (CoV), que teve início na China e que também pode afetar positivamente a demanda de carne de origem brasileira devido a grande insegurança alimentar dos chineses.

O que se sabe até o momento é que o vírus teve origem no final do ano passado, quando Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu o primeiro alerta, após notificação das autoridades chinesas informando casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, sétima maior cidade da China. O fato de as pessoas que estavam sendo atingidas pela epidemia terem tido alguma associação a um mercado ilegal de frutos do mar na cidade de Wuhan, despertou a suspeita da transmissão do coronavírus ter ocorrido entre animais marinhos e humanos.

Um acordo que prevê abastecimento do mercado chinês com até 3 bilhões de reais (717 milhões de dólares) em carne bovina, de frango e suína por ano foi assinado nesta semana entre a JBS e o WH Group, de Hong Kong. Os produtos do grupo WH são comercializados em cerca de 60 mil localidades na China.

Por: Profª Mª Camille Sousa

 

Fonte: Notícias Agrícolas

Disponível em: https://bit.ly/38PGQVo

Acesso em: 30/01/2020

Comentários