23 Janeiro
MEDICINA VETERINÁRIA
Cenário é animador para a pecuária brasileira
Autor: Beto Coral

Com o fechamento do ano de 2019 e os dados de produtividade agropecuária publicados pelo Ministério da Agricultura, podemos afirmar que o cenário é animador para profissionais da medicina veterinária. Prova disso é o Valor Bruto da Produção Agropecuária brasileira que fechou acima dos 615 bilhões de reais, uma elevação de alta de 2,1% num comparativo anual, igualando-se aos valores deste mesmo índice do ano de 2017.

Fator como o observado no setor pecuário, que somou 213,7 bilhões de reais em produção (aumentando 7,8% comparado ao ano de 2018) tem elevado impacto no computo final destes dados.

Ainda em 2019, a indústria de carnes teve expressivo aquecimento frente à demanda elevada pelos produtos brasileiros, estimulada por fatores como os surtos de peste suína africana (PSC) no gigante país da Ásia, a China, contribuindo com o aumento na importação de carnes.

O crescimento registrado neste ano foi comprovado por dados da Escola Superior de Agricultura (ESALQ)/B3 e ainda de acordo com os dados oriundos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

No segmento agrícola, os produtos com maior destaque em 2019 foram milho, algodão, banana, amendoim, feijão, batata-inglesa, tomate e mamona. Em contrapartida, o café, o arroz, o cacau, soja, a mandioca, o trigo e a cana-de-açúcar apresentaram-se desfavoráveis entre todos os produtos analisados.

No que tange à pecuária, a elevação deu-se em virtude de produtos que se destacaram, como a carne bovina, suína, frango, e ainda oriundo do elevado consumo de ovos no país.

Fontes:

- https://istoe.com.br/valor-bruto-da-producao-agropecuaria-fecha-2019-com-alta-de-26-em-r-6309-bi/

- https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/agronegocio/248899-valor-do-agro-do-brasil-avanca-21-em-2019-puxado-por-pecuaria-para-2020-alta-de-21.html#.Xiog1X9KjIU

Por: Andreey Teles – médico veterinário, professor e coordenador do curso de medicina veterinária da Uninassau João Pessoa