Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
05 Setembro
Comunicação Social
Cine debate discute Fake News e Direito
Autor: Andre Felipe

Nesta terça (3/9), o auditório Capiba, Bloco C, recebeu cerca de 150 alunos para a exibição do documentário, produzido pela Globo News: Fake news baseado em fatos reais. Logo após, ocorreu um debate com a presença das professoras Paloma Saldanha, Ana Paula da Mata , Maria Júlia Leonel e Anna Priscylla. 

A discussão se desenvolveu em torno do documentário cujo foco é o crescimento das Fake News. A Macedonia aparece como o grande centro do nascimento desse fenômeno e a entrevista com os garotos de Velis, apresentados como os primeiros a fazer sites com noticias falsas para apenas gerar renda, tem destaque. 

A professora Anna Priscylla, doutoranda em Jurisdição e Processo Constitucional, enfatizou, ainda, a importância dos alunos terem conhecimento sobre tal assunto na atualidade. “Debater fake news para os estudantes de Direito, principalmente, é fundamental, pois se começa a estudar os novos fenômenos que podem fragilizar o sistema democrático. E, além disso, propicia uma análise, a partir do olhar institucional, sobre como as instituições devem se comportar a partir do momento em que se detecta que existe uma notícia falsa", afirma.

O evento ainda teve exposições, interligando o tema das Fake News com o Direito Digital, mediado pela professora e mestra em Direito e Tecnologia da Informação, Paloma Saldanha. As professoras Ana Paula da Mata e Maria Júlia Leonel trouxeram uma interlocução do assunto com o Direito Penal.  

As discussões foram acompanhadas de distribuição de pipoca e renderam uma boa aprovação por parte dos alunos e de outras pessoas presentes nele. 

O documentário pode ser acessado no link: https://www.youtube.com/watch?v=b6aejEuM_nE

Comentários