Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
27 Maio
Teresina
Vamos fazer ciência? Conheçamos os professores de Farmácia da Uninassau Redenção em Teresina - PI
Autor: Roberto Gomes

A Uninassau Redenção em Teresina – PI tem buscado continuamente tornar-se um centro de excelência em educação e ser reconhecida pela qualidade dos serviços que presta à sociedade, formando pessoas comprometidas com o desenvolvimento nacional e regional, com a preservação e divulgação da história do estado do Piauí e capacitadas para a pesquisa e possuidoras de postura profissional competente e ética.

Para o total êxito dessa missão temos colaboradores comprometidos e professores especialistas, mestres e doutores, com experiência comprovada nas suas áreas de excelência.

O curso de Farmácia é um dos cursos de graduação ofertados na unidade redenção e muito orgulhosos dos docentes que compõem o quadro de profissionais formadores de farmacêuticos. O artigo a seguir está repleto de informações que caminham juntas com essa busca constante por excelência e conhecimento para alimentar o saber de nossos alunos.

A pesquisa desenvolvida e que gerou artigo disponível objetivou desenvolver um emulgel com diferentes intensificadores químicos de liberação cutânea e ensaios de atividade antileishmania in vitro.

Podemos verificar no resumo deste que segue na íntegra para consulta no anexo deste blog e leitura, as seguintes informações sobre o estudo: A leishmaniose é considerada uma doença tropical negligenciada no mundo, causada por várias espécies do flagelado protozoário do gênero Leishmania. Compostos antimoniais pentavalentes são usados ​​como primeira linha tratamento da leishmaniose cutânea, mas são considerados tóxico. Este tratamento tem muitos efeitos colaterais e uma alta taxa de reincidência (20 a 45%). O tratamento medicamentoso tópico visa fornecer altas concentrações de medicamentos no local de aplicação, a fim de evitar efeitos adversos sistêmicos associados à administração oral ou parenteral administração. No entanto, a eficácia tópica só é obtida a partir de drogas potentes com um grau adequado de penetração na pele. A eficácia clínica de um medicamento aplicado topicamente depende não apenas em suas propriedades farmacológicas, mas também em sua disponibilidade no local de ação. Organogéis foram estudados com sucesso como formas farmacêuticas dérmicas. Este estudo teve como objetivo desenvolver emulsões de anfotericina B com diferentes parâmetros químicos e realizar ensaios de citotoxicidade in vitro verificar o potencial de uso das formulações desenvolvidas.” (Adaptado)

Além do objetivo específico o artigo baseado na pesquisa visa agregar conhecimentos de Tecnologia de medicamentos, Controle de Qualidade Físico-químico e Parasitologia Clínica no desenvolvimento de formulação tópica como possível tratamento alternativo para a Leishmaniose Cutânea.

A Profa. Iluska Martins Pinheiro é Doutoranda em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piauí (2020) sob orientação da profa. Dra. Marcilia Pinheiro da Costa. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) 2014, na área de Produção e Controle de Qualidade de Medicamentos. Possui graduação em Farmácia pela UFPI (2002). Possui habilitação Farmacêutico-Bioquímica pela UFPI (2005). Possui especialização em Saúde Pública pela UFPI (2008) e especialização em Microbiologia aplicada ao Laboratório Clínico pelo IESC (2016). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia de manipulação (formulações farmacêuticas semi-sólidas) e Farmácia Hospitalar (atuou no Sistema de Dose Unitária). Desempenhou função de Supervisão no Laboratório de Microbiologia do LACEN-PI (2011-2017). Atualmente é Farmacêutica-Bioquímica da Secretaria do Estado da Saúde do Piauí (LACEN-PI), atuando no Laboratório de Microbiologia; é docente das disciplinas Fundamentos de Farmacotécnica, Farmacotécnica Avançada, Cosméticos e Sanificantes, Microbiologia Clínica e Controle de Qualidade Microbiológico de Medicamentos na Faculdade UNINASSAU. Desenvolve pesquisas de formulações farmacêuticas tópicas para tratamento de leishmaniose cutânea juntamente com equipe da UFPI sob orientação do prof. Dr. André Luís Menezes Carvalho. (Texto adaptado e informado pelo autor)

 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8897533389254718

 

Comentários