21 Setembro
Vitória da Conquista
Alunos de Engenharia Elétrica da UNINASSAU Vitória da Conquista ganham prêmio
Autor: Tatiana Carmona

Alunos do curso de Engenharia Elétrica da UNINASSAU de Vitória da Conquista recebem prêmio destaque do programa Continuo de Inovação, “Premio Ideia Xeque 2019”na empresa em que atuam.

O aluno Adilson Jesus, que é colaborador da empresa ViaBahia concessionária de rodovias, exercendo a função de coordenador técnico eletroeletrônico e o estagiário de Engenharia Elétrica Luciano Ramos que também é nosso aluno de Engneharia Elétrica, trabalharam no ano de 2019 um projeto, objetivando a melhoria da performance da equipe técnica, a qual integram, bem como a continuidade do sistema de rádio comunicação. Sistema  que é de vital importância para o ramo de negócios da ViaBahia.

O projeto SATA (Sistema de Acionamento Técnico Automatizado) consiste em um equipamento capaz de diagnosticar, de forma precisa, falhas e defeitos, e de maneira automatizada acionar os técnicos plantonistas para realizar a manutenção corretiva. Além disso, o sistema também emite alertas, caso as torres de rádio sejam vandalizadas ou falte energia convencional da Coelba. Foram empregados elementos da indústria 4.0 e IOT (internet das coisas). O sistema já está sendo implementado na empresa, e no primeiro trimestre de 2020, todas as torres de rádio comunicação contarão com este equipamento que auxiliará a equipe de manutenção na otimização de recursos, melhorando o tempo de resposta e minimizando os impactos de indisponibilidade do sistema de rádio comunicação.

Parabéns aos nosso alunos, que vocês possam colher mais frutos.