02
Abril
ARTIGO
Confira artigo sobre Planejamento Logístico
O planejamento estratégico de uma organização é algo de extrema importância, pois é um guia para as atividades futuras, que define onde a empresa quer chegar. Este planejamento é relevante, inclusive, para que as áreas operacionais saibam como devem conduzir as suas atividades, de forma a ajudar a empresa a atingir o objetivo traçado. O planejamento estratégico corporativo, portanto, é divido em subestratégias para as funções da organização, tais como marketing, logística, finanças, produção, recursos humanos, entre outros.
O planejamento corporativo, portanto, vai servir para orientar a definição do planejamento estratégico da área logística, que vai nortear todas as decisões que serão tomadas dentro desta área. Decisões estratégicas comuns da área logística envolvem o dimensionamento da rede, a localização das instalações, as políticas de transporte e estoques, níveis de atendimento ao cliente, dentre outras.
O planejamento logístico, no entanto, nem sempre foi abrangente. Já houve uma época em que as atividades logísticas se concentravam apenas na redução dos custos logísticos, com foco nos transportes e nos estoques. Os esforços estavam concentrados em reduzir cada vez mais os custos com fretes e estocagem e a logística era vista como um centro de custos na organização.
Com o passar do tempo, o posicionamento da logística mudou nas empresas. Pressões do mercado, dos clientes e até internas exigiram a integração de outras atividades à área logística, que passou a assumir um papel mais estratégico. A logística passou a se envolver em atividades desde compras até a entrega aos clientes, podendo dessa forma contribuir mais com a estratégia corporativa. A logística passou, portanto, de um centro de custos para um fator de vantagem competitiva, que pode contribuir com a lucratividade e a produtividade da empresa.
Pode-se entender que o planejamento logístico tem três objetivos a serem atingidos: a melhoria do nível de serviço ao cliente, a redução dos custos e a redução do investimento em capital. Deve-se ter muito cuidado com a formulação da estratégia logística. Uma estratégia logística mal formulada, por exemplo, pode anular campanhas de marketing caríssimas. Uma área logística, por exemplo, que não prioriza o nível de cuidado de manuseio com um certo produto sensível, pode fazer com que a empresa perca clientes. Assim como não honrar prazos de entrega em um ambiente altamente competitivo.
Portanto, a estratégia logística vai abranger diversas atividades, tais como suprimentos, armazenagem, manuseio, embalagem, estocagem e distribuição, a fim de melhorar tais processos e contribuir para o atingimento da estratégia organizacional. Dessa forma, a logística pode buscar trazer vantagem competitiva à empresa, através de maior produtividade, lucratividade e melhor atendimento ao cliente.
Texto escrito pela professora Débora Pereira.
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