Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
18 Setembro
Setembro Verde
Palestra destaca importância da doação de órgãos
Autor: Emmanoela Lima

O processo doação para transplante envolve vários agentes e ações na assistência ao potencial doador pelos profissionais de enfermagem, visando à manutenção hemodinâmica e viabilidade dos órgãos para transplante e a relação com os familiares que vivenciam a dor da perda e, ainda, tomam a decisão de doar, ou não, os órgãos. Para a resolução de conflitos, a análise ética dos fatos relacionados se faz necessária, diante de todos os conflitos sofridos pela equipe de enfermagem nesse processo de doação de órgãos e tecidos para transplante podendo contribuir para reflexões e discussões acerca do tema, oferecendo para a equipe de enfermagem subsídios para entender e orientar a escolha da decisão a ser tomada.

A Campanha “Setembro Verde” é uma alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos (27 de Setembro). É realizado em todo país, incentivando o debate sobre a doação e o transplante de órgãos, já que o objetivo da campanha é incentivar o cidadão a declarar para seus familiares e amigos a intenção de ser um doador. Podem ser doados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como ossos, tendões, pele, córneas e valvas cardíacas, ou seja, um único doador pode salvar até dez vidas.

Diante deste exposto a professora Jessica Barreto deixa claro a importância do debate sobre a temática nas aulas de Legislação e ética em enfermagem, pois o profissional se depara com conflitos éticos durante esse processo pra o transplantes a partir da perspectivado profissional, enfermeiro, que trabalha na captação de órgãos para transplantes. Portanto, neste dia 17 de setembro foi realizado uma palestra com a equipe paraibana de doação de órgãos nas turmas do quarto período de enfermagem, nos turnos da manhã e noite, nos horários da disciplina. Contamos com os profissionais: Luciana Fonseca, Newton Teófilo, Alisson Modesto e  Paloma Evelin.

 

Galeria: 

Comentários