27 Abril
Solenidade
Cerimônia do Jaleco
Autor: Franciskelly Pessoa
  • A Cerimônia do Jaleco é uma celebração tradicional que acontece nas faculdades do Grupo Ser Educacional pelo Brasil. Ela tem como intuito ensinar os calouros a como utilizar o EPI da maneira correta e serem acompanhados neste momento de grande emoção pelos seus familiares que grande contribuição tem para este momento de conquistas e vitorias.

O evento simboliza o caminho da jornada de cada futuro enfermeiro, sendo um momento para pensar sobre a importância de sua atuação  para cuidar da população. Durante a celebração, os estudantes se comprometem a cumprirem suas obrigações com responsabilidade e respeito. E Fazem um juramento simbólico:

“-Ao vestir esse jaleco, / na condição de bacharelando em Enfermagem/ eu juro pela minha vida e minha honra, / dedicar-me desde já a serviço da humanidade. / Vestindo este jaleco respeitando a dignidade / e os direitos da pessoa humana, / exercendo as atividades de forma consciente e dedicada. / mantendo elevados os ideais da minha profissão, / obedecendo aos preceitos da ética e da moral, / preservando os valores da Biossegurança , / seu prestígio e suas tradições”.

Para Kelly Pessôa Coordenadora do curso, “ O jaleco representa a atuação na área de saúde com toda a reponsabilização, na organização, na eficiência e na transparência desses serviços prestados. A cerimônia funciona como uma solenidade que marca o compromisso do aluno para com a formação e sua futura profissão, é o início da  transição da vida acadêmica para a realização de um sonho, que envolve as pessoas queridas do aluno que são convidadas e participam integralmente.

Este ano dividimos a CERIMÔNIA DO JALECO DE ENFERMAGEM em 4 momentos, as mesmas estão acontecendo e continuam até o dia 30/04/21, na sede da UNINASSAU CARUARU.