Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
16 Janeiro
Parnamirim
Esclareça suas dúvidas sobre as Disciplinas Online - DOL
Autor: Fernanda Andrade

Caros (as) Alunos (as),

A UNINASSAU PARNAMIRIM  ao promover, em nível institucional, a busca pela qualificação e modernização de seus Cursos de Graduação, estabelece, entre as prioridades, a inclusão de disciplinas a distância nos limites da legislação vigente, respeitadas as suas peculiaridades e a de cada curso. No Sistema Federal de Ensino, a oferta de disciplinas a distância está regulamentada pela Portaria Nº 2.117,  06 de dezembro de 2019, que revoga a Portaria 1.428, de 28 de dezembro de 2018. A UNINASSAU  PARNAMIRIM, especificamente, atende à regulamentação para a oferta de disciplinas a distância cujos instrumentos autorizam que até 20% da carga horária total de um curso de graduação presencial possa ser ministrada na forma de disciplinas a distância. 

A UNINASSAU PARNAMIRIM, oferece os mais avançados recursos de tecnologia da informação e comunicação associada ao ensino, enriquecendo, flexibilizando e favorecendo a aprendizagem pelos estudantes.

As Disciplinas On-line (DOL) da  UNINASSAU PARNAMIRIM  são planejadas e integradas com os projetos pedagógicos de cada curso e têm por objetivo o uso da Tecnologia da Informação para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, propiciando ao discente autonomia e formação de competências fundamentais à sua profissionalização, visando consonância com o desenvolvimento tecnológico do mundo globalizado.

Os conteúdos das Disciplinas On-line são desenvolvidos em ambiente virtual de alta performance e estão baseados na ementa e carga horária do seu curso.

Os materiais são cuidadosamente elaborados e acompanhados por docentes e Tutores com formação acadêmica na área da disciplina.

As diretrizes metodológicas de cada disciplina estão organizadas em quatro (04) unidades que oportunizam o uso de recursos e atividades em diferentes níveis de complexidade, considerando o aluno como protagonista do processo de aprendizagem.

Assim, acreditamos que, “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar condições para que ele ocorra” (FREIRE, 2005), para isso, muitos atores estão envolvidos no processo de ensino a distância; vamos conhecer alguns deles:

  • Coordenador de Curso: é responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento da Disciplina On-line, assim como por propiciar meios e/ou prestar suporte pedagógico em cada etapa da disciplina.

 Professores Executores: são especialistas, mestres e doutores responsáveis pela condução das unidades didáticas das disciplinas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e também pela elaboração das avaliações presenciais e das webconferências, momentos que propiciam a interação em tempo real entre alunos, professores, Tutores e conteúdo.

  •   Núcleo de Educação à Distância (NEAD): é uma equipe multidisciplinar subordinada à Direção ou Reitoria Acadêmica, e tem por finalidade disseminar a cultura de EAD em todas as instâncias da IES, projetando, implementando e coordenando o uso dos recursos necessários ao processo de ensino-aprendizagem a distância.
  •  Tutores: compõe a equipe multidisciplinar da sua unidade, e possuem formação acadêmica específica na área de cada disciplina e são responsáveis pelo acompanhamento das atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual, como: Fale com o Tutor, Desafio Colaborativo e Atividade Contextualizada.
  •  As DOL permitem ainda acesso exclusivo ao acervo de livros da Biblioteca Virtual, por meio do Portal Acadêmico do aluno, e a ferramentas facilitadoras da aprendizagem, como o Guia de estudos, recursos interativos, orientação individual com o Tutor e debate de conteúdos da disciplina com os demais colegas, favorecendo a aprendizagem colaborativa e a troca de experiências.

É importante lembrar que assumimos o compromisso, junto a você, de desenvolver habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho atual, em que organização pessoal, disciplina, gestão de tempo e proatividade são características determinantes para ingresso e permanência.

Não se esqueça de que você, aluno, é o sujeito ativo da sua formação educacional: entender e desenvolver seu ritmo de aprendizagem é fundamental no ambiente e-learning de alta performance.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a proposta pedagógica das Disciplinas On-line e do Ambiente Virtual de Aprendizagem , assim como as suas interfaces, que viabilizam canais de comunicação, aprendizagem e de interação em tempos e espaços diferentes com por meio do NEAD, coordenadores de curso, professores e tutores, desejamos um excelente semestre a você.

 Bons Estudos!

Núcleo de Educação a Distância (NEAD)

 

Comentários