Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
19 Maio
Petrolina
Desemprego atinge mais de 12 milhões de brasileiros, diz IBGE
Autor: Lucas Santos
Especialista dá dicas para uma recolocação profissional assertiva

Desemprego atinge mais de 12 milhões de brasileiros, diz IBGE

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já tem 12,8 milhões de desempregados, sendo que 3,1 milhões são de pessoas que estão em busca de emprego há pelo menos dois anos. Diante do cenário, o administrador e professor da UNINASSAU Petrolina, Marcos Araújo, traz dicas para recolocação profissional.

Um dos pontos abordados por Marcos é a importância da qualificação continuada. “A especialização, a busca por novos conhecimentos são essenciais, mas nesse período de pandemia essa necessidade se potencializa. Então, é importante fazer cursos, buscar os canais certos de contratação, manter o currículo atualizado, ampliar as redes de relacionamento. A oferta de cursos online e gratuitos é gigantesca nesse momento, então é preciso aproveitar”, pontua.

Outra dica é desenvolver habilidades hard skills e soft skills visando à vantagem competitiva. “As “hard” são as habilidades técnicas que aprendemos em sala de aula, em cursos, ou seja, ligadas ao nosso fazer profissional. Já as “soft” são as habilidades comportamentais e que podem ser um diferencial em uma seleção, algumas dessas habilidades são: liderança, comunicação, criatividade, proatividade entre outras”, destaca Marcos.

A crise e a falta de oportunidade também desenvolvem novos empreendedores. Marcos acrescenta que é preciso conhecimento na hora de empreender para que os acertos sejam maiores que as perdas. “Muitas pessoas durante uma crise buscam empreender e, nesse processo, é preciso também buscar conhecimento na área, fazer cursos, desenvolver uma visão mais aprimorada sobre gestão. A intenção é quando colocada em prática a oportunidade de negócio tenha maior êxito”.

A dica é: seja buscando uma nova recolocação profissional, seja sendo o dono do próprio negócio é importante a busca por conhecimento para entregar um resultado com significado e valor, alinhando competências técnicas e competências comportamentais.

 

 

Texto: Márcia Gabriella Moura - assessora de imprensa

Uninassau Petrolina

Comentários