08 Novembro
Aracaju
Quem faz a Comissão Própria de Avaliação?
Autor: Jaci Lima

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) constitui-se num órgão de natureza consultiva, com atribuições de implementação e monitoramento do processo de autoavaliação institucional. Tem como objetivo orientar e aconselhar a gestão institucional em sua dimensão política, acadêmica e administrativa para promover os ajustes necessários à elevação do seu padrão de desempenho e à melhoria permanente da qualidade e pertinência das atividades desenvolvidas. Foi criada através da Lei nº 10.861, que institui o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e da Portaria Ministerial nº 2.051, e promove a coleta de dados junto a alunos, docentes, técnicos administrativos e sociedade civil externa uma vez por semestre, nos período de Abril à Maio e Outubro à Novembro de cada ano.

A CPA é composta por membros representativos das esferas que compõe a instituição superior desde docentes, discentes, técnico administrativo e membro da sociedade civil.

Na Unidade Aracaju a CPA é composta por:

Jaci Lima Vilanova Neta - Representante do Corpo Docente

Daniel David Alves da Silva - Representante do Corpo Docente

Rayane Brito dos Santos – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Nicollas Irlan Pinto Nascimento – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Michael Santos Martins– Representante do Corpo Discente

Geovana Maria Dias Costa – Representante do Corpo Discente

Emely Araújo Silva – Representante da Sociedade Civil Organizada

Cristiane Tavares Fonseca de M. Nunes – Representante da Sociedade Civil Organizada

A comissão é a responsável pela elaboração, planejamento, sensibilização e condução do processo de Avaliação Institucional da Uninassau Aracaju, durante o qual é feita a coleta de dados dos resultados de forma sigilosa sem identificação do participante. Após a finalização do processo, os dados são analisados e utilizados na confecção dos relatórios.

A  avaliação é de suma importância, pois visa saber a opinião da comunidade interna e externa a respeito da Instituição e utiliza os resultados como ferramentas para o planejamento educacional em busca de aperfeiçoamento na qualidade acadêmica. A partir da análise dos resultados da avaliação institucional é possível identificar as potencialidades e oportunidades de melhorias em diversos setores da Unidade, bem como realizar investimentos institucionais nos setores que necessitem. As etapas das atividades realizadas pela CPA são apresentadas através da imagem abaixo.

Comissão Própria de Avaliação - CPA | UNINASSAU