02 Fevereiro
Construção de um processo educacional inovador
Autor: Aldecir Silva

O início de um novo ano pode ser visto, entre um amplo contexto de reflexões, um processo de retomada de valores e buscas de compreensão da formação de um ser pensante e, nesse aspecto, renovador de um mundo em processo constante de construção. A CPA da Uninassau Fortaleza se integra na projeção da interação entre o indivíduo e suas constantes mobilizações.

Repensar a educação atual e suas perspectivas para a formação de uma geração de indivíduo conscientes de sua importância no contexto político, social e cultural, figura como uma das principais questões que impulsionam a projeção de estratégias de ensino inovadoras e atuantes.

As inovações, observadas no campo educacional, evidenciam reflexos de um panorama político e social que se torna explicita a partir de um conjunto de fatores processados como consequências das transformações mobilizadas pelos indivíduos nos mais diferentes contextos sociais, impulsionados pela Revolução Industrial no século XVIII.

A temática repensar a educação posta em discussão nos encontros de educadores, entre outros eventos socioeducacionais, dimensiona a projeção de um ato reflexivo favorecendo uma retomada a um vasto material bibliográfico sempre presente no cenário educacional, entre os quais se tem o pensamento socrático de que o conhecimento tem sua origem no interior do indivíduo (maiêutica) e, que se faz preciso ser gestado e, certamente, estimulado.

O processar da aprendizagem deve ser levado em conta quando se pensa em estratégias educacionais que configurem como propostas de um processo de ensino-aprendizagem significativo (Ausubel) dando um caráter funcional aos conteúdos trabalhados na escola, viabilizando a conscientização postulada por Freire (2003) e difundida em muitas práticas de professores que acreditam na revolução de ideias no cenário de suas salas e aula, que impulsionam a interação social de seus alunos e estimulam a utilização dos conhecimentos prévios nas discussões e articulação dos conteúdos disciplinares.

Fundamentando-se no panorama de estudos desenvolvidos a partir de pesquisas e leituras no qual se tem base a exposição de comentários dos estudiosos atuais, pode-se dizer que é possível recriar um ambiente escolar o qual os jovens se identifiquem, uma escola que fale a sua linguagem, mas antes disso é preciso que se articule um trabalho de consciência sócio, política e educacional para que cada membro desse projeto de inovação escolar tenha compreensão do papel que exercem e que são responsáveis pela produção de ideias de um “novo panorama” que se prima e se esperar conquistar, é preciso saber o que se deseja, assim como ter consciência das consequências que possam vir a ocorrer, compreender os conceitos que permeiam os projetos que se integram nas diferentes ações que dão estrutura a educação inovadora tão postulada nos tempos atuais.

Pensar uma práxis educacional, ou seja, refletir, agir e buscar transformações conscientes é essencial para os ideais da construção do bem estar no âmbito sócio educacional seja efetivado. Será que estamos conscientes dessa proposta?

REFERÊNCIAS

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

FREIRE, Paulo. A alfabetização de adultos: crítica de sua visão ingênua; compreensão de sua visão crítica. In: Ação Cultural para a Liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.