29 Maio
O curso superior de publicidade
Autor: Andre Felipe

Quem abriu os exemplares do jornal Gazeta do Rio Janeiro em 1808 teve acesso aos anúncios de vendas de imóveis, posteriormente chamados de classificados.  Essa novidade no mundo das propagandas tinha apenas como objetivo principal uma projeção mercadológica de produtos e serviços, no entanto, a publicidade hoje incorpora demais responsabilidades.

Os publicitários possuem a missão de tornar público algum produto, marca, serviço ou ideia e provar aos consumidores sobre suas eficiências através elementos técnicos, estéticos e administrativos. Os novos contornos da publicidade são relacionados com a ética, representatividade e consciência social. E uma educação acadêmica preparatória completa é necessária para alcançar o desempenho dessas atividade corretamente, a fim de evitar danos aos consumidores e ser usado com ferramenta social.

Em um curso superior, como explica a professora Olga Siqueira, que leciona em disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda da Uninassau, as disciplinas com enfoque mais teórico, contribuem para a formação de um repertório estudantil mais consistente. "O aluno que se forma em Publicidade pode almejar trabalhar numa grande agência ou participar de projetos independentes, por exemplo." complementa Olga.

Principalmente nos últimos anos, a publicidade têm sido uma ferramenta da empoderamento de grupo minoritários.  Acompanhando uma mudança nos gostos e pensamentos dos consumidores, os meios de propaganda tem sido uma ferramenta social. "Campanhas que prezam pela inclusão social e representação de diferentes minorias fazem sim a diferença na vida das pessoas e contribuem para a construção de uma sociedade mais empática." afirma Olga Siqueira.

NOSSO CURSO

Na Uninassau, o curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda  existe desde 2004. Com duração de quatro anos, os alunos em oito semestres são treinados para o mercado de  trabalho com disciplinas teóricas e práticas. Essas disciplinas além de ensinar habilidade profissionais, estimulam capacidades de análises críticas nos alunos.

Além de ter acesso a laboratórios para exercícios práticos, os estudantes podem a partir do segundo semestre fazer monitoria na Agência experimental Sementes Comunicação, e assim treinar mais as habilidades profissionais.

Redatora: Amanda Santana