13 Dezembro
Professora da UNINASSAU ganha Prêmio Capes de Tese 2018
Autor: Andre Felipe
A premiação ocorreu na última quinta-feira (13)

Redatora: Bruna Oliveira

A cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese 2018 ocorreu nesta quinta-feira (13), às 17 horas, em Brasília. A professora da instituição Suélen Franco levou a premiação na área da Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, com a sua pesquisa, defendida em 2017, com o título “No reinado de Momo, quem governa Olinda? Governo, corpos e tecnologias políticas na organização do Carnaval de Olinda”.

“Eu gosto bastante do festejo carnavalesco e gosto muito dessa característica que o Carnaval de Olinda tem, de ser um carnaval de rua, de ser um carnaval que reúne muitos moradores da própria cidade ativamente, criando e produzindo músicas e estandartes. O carnaval é um fenômeno do ponto de vista organizacional muito complexo e ainda pouco explorado na academia em administração. A gente já tem alguns estudos que envolvem a questão do carnaval da Bahia e do Rio de Janeiro porque eles já tem essa característica de megaevento, mas muito pouco sobre o carnaval de Olinda e é um dos poucos grandes carnavais do Brasil que se encontra fora de circuito das capitais”, explica a professora Suélen Franco ao escolher o carnaval de Olinda como tema da sua tese de graduação.

O Prêmio Capes de Tese foi criado em 2005 e é oferecido anualmente às melhores teses de doutorado. O resultado dos ganhadores desse ano foi divulgado no dia dia 01 de novembro e tem como critério de premiação a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, além da valorização dada pelo sistema educacional ao candidato.

“Esse prêmio tem uma relevância muito grande para a minha carreira como pesquisadora. Durante meus dois anos de mestrado e quatro anos de doutorado eu fui bolsista da Facepe (Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco) e que é justamente um órgão que tem esse intuito de fomentar a pesquisa científica e como pesquisadora é um reconhecimento muito importante. Foi muito bom ter ganho esse prêmio para saber que estou no caminho certo, pois se você é financiado por uma instituição pernambucana você está explorando um objeto de estudo que é pernambucano, que tem uma relevância cultural, turística e econômica”, conclui a professora.

A Sementes Comunicação parabeniza a professora Suélen Franco pela sua premiação!