Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
08 Agosto
Recife
Dicas de aproveitamento para o início do semestre
Autor: Adriane Mendes

INICIAMOS MAIS UM SEMESTRE....E COM ELE O INICIO DO FIM DO ANO LETIVO DE 2019...

 

Com o início do semestre letivo, e para garantir estudos mais organizados, melhores notas e bons resultados acadêmicos, inclusive um melhor aproveitamento do conteúdo ministrado, algumas dicas podem fazer toda a diferença. Para não deixar para a última hora, é possível se planejar desde o início das aulas.

Uma boa administração do tempo é uma das sugestões essenciais, algo útil para todos os estudantes, independentemente da área de estudo. É necessário que haja o tempo de estudo e dedicação à revisão das aulas, do conteúdo visto em sala e da realização de tarefas. Mas é também muito importante ter um tempo livre, de descanso, o que vai influenciar em um melhor resultado e assimilação dos conteúdos apresentados.

Confira mais algumas dicas, algumas delas estão bem relacionadas aos cursos de EXATAS:

1. SEPARAR TEMPO PARA A LEITURA DOS TEXTOS OBRIGATÓRIOS E COMPLEMENTARES

Mesmo com a correria do dia a dia do estudante, é necessário um esforço extra desde o início com os textos obrigatórios e com os sugeridos para complementar o conteúdo apresentado em sala de aula. Assim que já há informações dos textos e bibliografia sugerida, programe-se para já ter o conteúdo obrigatório e, de preferência, também o complementar – se não for possível a leitura de todos os textos complementares, a sugestão é privilegiar os que possam estar mais relacionados seja ao futuro projeto de conclusão de curso, ou mesmo com assuntos que possam gerar mais dúvidas e que exijam mais do aluno.

2. BUSCAR NOVOS CONHECIMENTOS

Se o conteúdo sugerido pelo docente ainda não é suficiente, não hesite também em buscar novos conteúdos que ajudem nos estudos. Nesse momento, vale inclusive os conteúdos que sejam mais fáceis de encaixar nos horários de estudos, como conteúdos interativos, colaborativos e vídeos. Vale a pena desde o início do semestre realizar pesquisas, pela internet ou em bibliotecas – inclusive especializadas em arquitetura e urbanismo, por exemplo – sobre assuntos de interesse do estudante, ou conteúdo que possa ajudar nos estudos de assuntos que gerem mais dificuldade.

3. INICIE UMA PLANILHA

Datas de provas, trabalhos individuais, trabalhos em grupos, entrega de projetos são as primeiras a serem incluídas na planilha. Mas também é interessante incluir datas de programação para o término de uma leitura, ou a data máxima para iniciar os rascunhos de um novo projeto, como forma de se programar com antecedência, criando seus próprios prazos – mesmo que não haja a cobrança de uma data oficial de entrega, esta é uma forma de delimitar dias para a conclusão de suas próprias tarefas.

4. DELIMITAR HORÁRIOS

Para um planejamento mais eficiente, delimitar horários para as atividades relacionadas aos estudos é necessário, para que haja um equilíbrio entre trabalho, estudo e vida social. Para alcançar bons resultados na faculdade, não é necessário deixar de usar, por exemplo, as redes sociais. Basta encontrar o ponto de dosagem – e lembrar que Facebook, Twitter e outras redes podem se tornar ferramentas aliadas, com a troca de informações e ideias entre estudantes e profissionais, além do recebimento das novidades acadêmicas e relacionadas à área de estudo.

5. FERRAMENTAS EXTRAS

Caso haja possibilidades, iniciar o semestre já planejando aulas extras é uma boa alternativa. Implantar um ritmo de anotações e esclarecimento de dúvidas aula após aula também auxilia os alunos, que não chegam às vésperas da prova com dificuldades que já poderiam ter sido sanadas no início dos estudos

6. ORGANIZAR MATERIAIS

Pode parecer que não há relação com os estudos, mas uma boa organização de materiais, maquetes, esquadros e outros elementos ajuda a tornar o aprendizado ainda mais eficiente.

7. USAR A CRIATIVIDADE

Tornar rotina trabalhos criativos como rascunhos, rabiscos e croquis – mesmo que não estejam previstos no cronograma de aula – ajuda a abrir a mente para novas ideias, o que sempre auxilia no processo de aprendizagem, principalmente em arquitetura.

8. MÉTODO DE ESTUDO

E uma das sugestões que não deve ser esquecida, é a busca pelo reconhecimento de qual o método de estudo que mais se adéqua ao estilo e à rotina de cada pessoa. Sugestões que um aluno siga podem não ser tão eficazes para outro estudante. É necessário iniciar, recomeçar, alterar métodos de aprendizagem conforme as características pessoais.

 

UM SEMESTRE DE APROVEITAMENTO PLENO A TODOS!!!

 

Galeria: 

Comentários