21 Novembro
Estudantes realizam campanha de incentivo à doação de sangue
Autor: Thais Sa

Durante os dias 25, 26, 28 e 29 de novembro, das 7h30 às 11h30, a Faculdade UNINASSAU Petrolina está promovendo uma campanha de incentivo à doação de sangue na cidade. A ação foi organizada pelos alunos dos cursos de biomedicina e farmácia que fazem parte da liga acadêmica Hemoliga.

A mobilização é uma iniciativa dos estudantes, pensando no surgimento de novos doadores e na ampliação do banco de sangue. “É uma ação de extrema importância para região, sabemos que há épocas em que há maior necessidade, então, é preciso que os estoques estejam abastecidos”, pontuou a coordenadora dos cursos, Victória Carvalho.

Os interessados em participar da campanha devem comparecer à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), localizada na R. Pacífico da Luz, s/n – Centro. A capacidade do hemocentro é de 60 doadores por dia.

Requisitos para doar:

Idade: entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado antes dessa idade, menores de 18 precisam estar acompanhados de responsáveis)

Peso: mínimo de 50 kg

Repouso: ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24h

Alimentação: evitar jejum e alimentos gordurosos nas últimas horas

Bebidas: não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas

Fumo: não ter fumado por no mínimo 2 horas antes da doação

Exercícios: não ter praticado exercícios físicos exagerados nas últimas 24 horas