27
Setembro
Belém
No "Setembro Azul" alunos realizam ações no DNacional dos Surdos
Por: Gissele Vasconcelos
Estudantes do Curso de Pedagogia da Faculdade Maurício de Nassau de Belém , realizaram no dia 26 de Setembro uma intervenção na entrada do Bloco Quintino, situado no Bairro de Nazaré, para comemorar o Dia Nacional do Surdo. Os alunos abordaram outros estudantes e comunicaram-se com os mesmos através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A intervenção foi organizada pela Profª Neuzilene Mesquita que leciona a disciplina de LIBRAS aos estudantes do curso de Pedagogia.
Para saber mais:
O “Setembro Azul” é um grande marco histórico das lutas e conquistas dos Surdos que, destacamos as lutas pelos direitos linguísticos e culturais. A comemoração do Dia do Surdo é muito importante para que neste momento a Sociedade Brasileira tenha mais uma oportunidade de receber informações sobre a Comunidade Surda.
O dia 26 de setembro é um dia importante para a comemoração, pois no ano 1857 foi criada a primeira Escola de Surdos no Brasil na cidade de Rio de Janeiro. Na época, o Imperador Dom Pedro II convidou o professor Surdo Huet, da França para vir ao Brasil para lecionar aulas com crianças Surdas no prédio que se chamava Instituto Imperial de Surdos-Mudos, hoje INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, onde os Surdos foram internados para ser educados, o professor lecionava em Língua de Sinais Francesa que influenciou diretamente na construção da Língua Brasileira de Sinais. (retirado do site: http://bit.ly/1UxuG5h)
Comentários