29
Maio
Biomedicina e Atuação profissional
Minicurso: Análise da Qualidade da Água
No dia 20 de maio de 2019, os alunos do 7° período de Biomedicina da UNINASSAU Aliança (Teresina - Pi), receberam a Engenheira Civil Luna Lana Ximenes Rodrigues, Mestranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento, que proferiu o minicurso Análise da Qualidade da Água.
Fundamental para toda a vida no planeta Terra, a água está relacionada com diversas reações químicas e transporte de substâncias no corpo humano. Infelizmente, a água acaba sendo veículo de transmissão de doenças, por isso ficarmos atentos a importância da qualidade da água para saúde é tão importante.
Os componentes na água, as suas concentrações e outros parâmetros influenciam o tratamento que será realizado e depende também das condições locais quanto à geologia, ao clima e à atividade humana. Assim, os processos de tratamento e análise da água devem ser adaptados de acordo com seu uso.
A principal preocupação quanto à qualidade da água está certamente relacionada ao consumo humano. Um dos maiores riscos para a nossa saúde é a contaminação fecal. É por essa razão que a análise microbiológica da água é tão importante.
A água potável é apropriada para o consumo humano e utilizada para beber, cozinhar e lavar alimentos, além da higiene pessoal. No entanto, a água possui uma grande variedade de constituintes que podem provocar doenças e tem uma capacidade única de transmitir rapidamente enfermidades para um grande número de pessoas.
Quando o alimento está contaminado com um patógeno, dezenas a centenas de pessoas podem ser infectadas. Porém, quando a água potável está contaminada com um agente patogênico, até milhares de pessoas podem ser infectadas.
A análise da água pode ser definida em 3 categorias:
- Testes físicos: indicam propriedades detectáveis pelos sentidos.
- Testes químicos: determinam as quantidades de substâncias minerais e orgânicas que afetam a qualidade da água.
- Testes microbiológicos: mostram a presença de bactérias e outros microrganismos, características da contaminação fecal
O biomédico está habilitado, dentro das suas áreas de atuação, para realização desta atividade.
Comentários