Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
20 Julho
Petrolina
RH e finanças: qual a importância da gestão financeira dentro da empresa?
Autor: Marcia Dantas

Você sabia que a importância da gestão financeira dentro da empresa tem ligação com a boa gestão de pessoas? E, que as duas estão relacionadas ao lucro financeiro de uma empresa? Se essa lógica parece confusa, este artigo promete esclarecer suas dúvidas e te guiar para uma boa gestão financeira.

Capital humano e capital financeiro realmente, à primeira vista, parecem duas demandas bem distintas e desassociadas dentro da gestão de uma organização. Mas não são assim tão diferentes e, na realidade, são estratégias que devem andar lado a lado.

Veja a seguir como a gestão financeira é importante para a saúde da empresa e, especificamente, para a área de recursos humanos.

Qual a importância da gestão financeira dentro da empresa?

A gestão financeira nada mais é do que um conjunto de ações que visam potencializar o resultado financeiro de um negócio. Ou seja, foca no aumento da lucratividade a partir do gerenciamento dos recursos financeiros da empresa.

Responsável pelos recursos, a gestão financeira influencia, também, o funcionamento de todos os processos dentro dela (controle de materiais, estoque, vendas, fiscal, recursos humanos, comunicação, etc).

Podemos dizer, então, que todo o sucesso de uma empresa depende do controle financeiro eficiente. E dar importância a esta função administrativa é fundamental para diminuir o risco de surpresas desagradáveis no caixa da empresa.

Como a gestão financeira pode influenciar na saúde do setor de RH?

Qualquer negócio precisa de dinheiro para funcionar e financiar suas operações, certo? Mas também precisa de pessoas capacitadas e engajadas para desempenhar as tarefas.

É por apresentarem funções estratégicas que RH e Financeiro estão entre os departamentos mais importantes para o sucesso de uma empresa. E devem estar associados na tomada de decisões dentro de qualquer organização.

O RH, por sua vez, deve ter conhecimento da verba que o setor financeiro pode disponibilizar para elaborar estratégias e ações que caibam no orçamento.

Estudos recentes apontam vários ganhos em produtividade, engajamento, eficiência e crescimento em empresas que promovem corretamente a integração entre RH e o setor financeiro.

Como integrar a gestão financeira ao setor de RH?

As dúvidas sobre como melhorar a gestão financeira voltada à gestão de RH são muito comuns. Por isso, aqui algumas dicas eficientes para colocar essas atribuições em prática.

Alinhamento e planejamento

Já imaginou se a sua equipe de RH tivesse que elaborar uma ação de treinamento e qualificação da equipe e, no fim, ter que interrompê-la no meio por falta de recurso? Ou diminuir a qualidade e o conforto por não ter verba suficiente?

RH e gestão financeira devem andar lado a lado. E o processo de associação entre os setores deve começar com o alinhamento de expectativas e o planejamento de metas. Esses passos são fundamentais para que todas as ações funcionem em sinergia, rumo à conquista dos objetivos.

Comunicação mais robusta

Mais uma vez, é fundamental romper as barreiras da setorização, pois este estado indica que cada área deve cuidar dos seus resultados, sem levar a outra em consideração. Porém, não é isso que desejamos aqui.

O fluxo de informações deve ocorrer livremente, de forma clara e contínua, entre todos os departamentos, especialmente entre o RH e o financeiro.

Fluxos de trabalho

Apesar de estarem traçando estratégias em conjunto, os dois setores carregam outras demandas em paralelo.

O financeiro, por exemplo, precisa considerar os desafios e exigências calculadas no planejamento financeiro da empresa e, mais especificamente, das outras áreas do negócio. Já o recursos humanos, ainda precisa cumprir com o desenvolvimento de talentos e integração da equipe.

Nesse sentido, vale a pena estruturar um fluxo de trabalho, especialmente na parte em que há a interseção dos dois setores, definindo claramente as atividades e seus responsáveis. Isso facilitará não apenas a supervisão das ações estratégicas, mas também a execução das tarefas em si.

Automatização de processos

Buscar sistemas automatizados e integrados é uma das melhores e mais fáceis formas de unir forças entre RH e financeiro. Entre os benefícios podemos destacar:

  • aumento de produtividade;

  • redução dos esforços necessários;

  • mais confiabilidade de dados;

  • menos retrabalhos e maior dinamismo;

  • resultado positivo em menos tempo.

Acompanhamento e otimização de resultados

Se na prática o processo chegou aqui, significa que a integração entre setores de RH e financeiro já está funcional. E em pouco tempo os primeiros efeitos começaram a aparecer.

Mas isso não significa que o trabalho acabou. Ainda que tudo tenha ocorrido corretamente é necessário ter atenção aos resultados obtidos. Afinal, a integração entre financeiro e RH é um processo contínuo.

Para verdadeiramente conseguir medir os efeitos dessas estratégias na saúde da sua empresa, é importante definir indicadores de desempenho e acompanhar de perto os efeitos.

RH e finanças promove o sucesso corporativo

Quando o departamento financeiro atua de forma ativa nos processos da organização e passa a reconhecer os custos do RH como investimentos a médio e longo prazo, o relacionamento dos setores se torna uma verdadeira aliança. E, a partir disso, novas oportunidades e desafios surgem.

Valeu turma, até a próxima!!!

Atenciosamente,

Pedro Sotero

Coordenador de curso.

 

Comentários