Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
03 Maio
Evento
III Prêmio ARQNASSAU
Autor: Mary Rached

III PRÊMIO ARQNASSAU

Concurso para estudantes de arquitetura e urbanismo e design de interiores:

O concurso, promovido pela UNINASSAU, tem como objetivo principal, estimular o conhecimento da cultura local, através do desenvolvimento de projetos de arquitetura e de design adequados à realidade social e cultural da região.

Regulamento

Este regulamento se refere à edição do III PRÊMIO ARQNASSAU, que busca reconhecer o potencial de futuros profissionais Arquitetos e Designers de Interiores no desenvolvimento de projetos que tenham sua concepção voltada para o uso urbano.

1. Requisitos para Participação

São candidatos ao III PRÊMIO ARQNASSAU alunos da graduação de arquitetura e urbanismo (a partir do 3° período) e design de interiores (a partir do 1° período), de qualquer instituição de ensino superior de Pernambuco, conforme indicações abaixo: 

  • Serão aceitos trabalhos com até quatro autores (alunos) e um orientador (professor de curso de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores);
  • Todos os alunos deverão estar inscritos no congresso até o dia da entrega do trabalho (as inscrições poderão ser feitas pelo site da Uninassau até o dia do evento).

 

2. Desenvolvimento das propostas

As propostas para alunos de cursos de Arquitetura e Urbanismo e para alunos de cursos de Design de Interiores têm como lugar o espaço conhecido como “Porto Novo”, localizado no Bairro do Recife. Tendo em vista o centenário de nascimento do arquiteto modernista Delfim Amorim, com importante legado arquitetônico para a cidade do Recife, sua obra foi escolhida como referência conceitual para o desenvolvimento das propostas deste concurso.

 

Serão oferecidos dois temas, sendo um para os alunos do curso de arquitetura e outro para alunos do curso de design de interiores, sendo eles:

2.1 Na categoria alunos do curso de arquitetura:

- Proposição de uma galeria de arte itinerante constituindo-se de um espaço temporário para exposição da produção arquitetônica modernista recifense.

2.2. Na categoria alunos do curso de Design de Interiores:
- Quiosque móvel para venda de produtos relacionados à exposição modernista, constituindo-se como espaço efêmero.

 

3. Apresentação dos Trabalhos:

3.1. Trabalhos de Arquitetura e Urbanismo:

O trabalho deverá ser apresentado em dois painéis tamanho A1 da ABNT (84,1 cm de largura por 59,4 cm de altura).

- Conteúdo do painel 1:

No painel 1, deve ser dada ênfase à escala urbana, através da apresentação do sistema como um todo: localização (fundamentada por mapas de uso, fluxos, etc).

- Conteúdo do painel 2:

No painel 2, deve ser dada ênfase à escala arquitetônica, através da apresentação da concepção projetual do espaço (conceito, sistema construtivo, uso de princípios da sustentabilidade, etc.). O projeto deve ser apresentado em nível de estudo preliminar e as equipes devem escolher a escala que acharem mais apropriada para a sua proposta, assim como os desenhos que melhor a definam (Planta de Coberta, Planta Baixa, Cortes, Fachadas, Perspectivas e detalhes).

3.2. Trabalhos de Design de Interiores:

O trabalho deverá ser apresentado em um painel tamanho A1 da ABNT (84,1 cm de largura por 59,4 cm de altura) e uma maquete física do quiosque proposto.

- Conteúdo do painel:

No painel devem ser apresentados a proposta conceitual do quiosque e os desenhos necessários a sua compreensão (planta baixa, cortes, vistas, detalhes) e no mínimo 02 (duas) perspectivas.

- Maquete:

A maquete deve apresentar o quiosque proposto na escala 1/25. A escolha de material para apresentação é livre.

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1. Os trabalhos devem ser apresentados em pranchas no tamanho A1 da ABNT (84,1 cm de largura por 59,4 cm de altura) com o lado maior na horizontal. Deverá ser reservada uma faixa livre (na cor do papel de fundo) de 5 cm na borda inferior de cada prancha na qual será posteriormente colada uma faixa com o logotipo da premiação e a identificação do autor (ver diagrama). As pranchas deverão ser numeradas (1/2, 2/2), indicando o seu número e o número total de pranchas.

                         

2. Nas pranchas não poderão aparecer o nome ou logotipo do autor, orientador, universidade, curso ou escola, assinatura de desenhos e créditos de fotos que possibilitem a identificação do trabalho. (A avaliação é cega).

3. Todos os textos, memoriais, explicações ou especificações deverão constar obrigatoriamente apenas das pranchas, não podendo ser entregue texto avulso para fins de avaliação.

4. A identificação dos trabalhos se dará somente ao final do julgamento. Para tanto, o autor deverá colar com fita adesiva no verso da primeira prancha um envelope fechado, de forma a ser facilmente destacado, contendo os seguintes dados:

a – título do trabalho;

b – nome completo dos autores, com endereço completo, telefone e e-mail, se possível;

c - nome completo do orientador – arquiteto e urbanista/designer de interiores – com endereço completo, telefone e e-mail, se possível;

d – nome completo do(s) co-orientador(es) e colaborador(es), se houver;

e – nome completo da instituição (não apresentar apenas a sigla).

 

5. Os trabalhos devem ser apresentados em pranchas sem dobrar ou enrolar. Se for necessário dar maior rigidez à embalagem ou proteção ao trabalho, poderá ser acrescentada a ele mais uma folha de papelão ou outro material leve e não espesso.

 

6. Os trabalhos não poderão estar colados sobre base rígida, como madeira compensada ou material semelhante que implique em peso ou espessura, bem como apresentar molduras e relevos acentuados. Para apresentação é necessária a utilização de base leve e fina, como cartão ou cartolina, que permita a posterior fixação em painel rígido padronizado.

 

 7. O conjunto das pranchas deve ser embalado com papel forte, pardo ou Kraft, para garantir o sigilo e evitar o extravio de parte do trabalho, constando do exterior obrigatoriamente apenas o nome da escola e do participante, sendo encaminhado à Comissão Organizadora dessa forma. Este invólucro, ao ser recebido pela Comissão Organizadora, será destruído, numerando-se o envelope fixado no verso da primeira prancha e as próprias pranchas, aleatoriamente, com o mesmo número, estabelecendo-se desta forma o anonimato. Terminado o julgamento serão abertos os envelopes identificando os trabalhos.

 

8. Respeitadas as restrições de número, tamanho e diagramação básica, a apresentação é livre, permitindo-se o uso de qualquer tipo de papel, cópia, fotografia, uso de cor, colagens, técnicas de desenho, plotagens, maquetes eletrônicas etc. O concorrente deverá atentar para a legibilidade dos textos e desenhos que possibilitem a sua perfeita compreensão e avaliação, além da futura reprodução das pranchas.

 

4. Comissão Julgadora:

A Comissão Julgadora será composta por 05 (cinco) membros pertencentes aos seguintes grupos:

  • 1 arquiteto pesquisador da temática (arquitetura modernista);
  • 1 designer com atuação no mercado;
  • 3 Professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores da Uninassau.
  • Observação: os membros da comissão julgadora não poderão concorrer como orientadores ou co-orientadores dos trabalhos apresentados.

 

Os projetos de arquitetura serão julgados dentro dos seguintes critérios:

  • Leitura Urbana;
  • Arquitetura e Coerência Estrutural;
  • Criatividade e Inventividade;
  • Solução Técnica;
  • Capacidade de síntese.

 

Os projetos de design de interiores serão julgados dentro dos seguintes critérios:

  • Adequação ao tema;
  • Compreensão dos desafios e necessidades;
  • Criatividade e Inventividade;
  • Solução Técnica;
  • Apresentação.

 

5. Cronograma:

 

Inscrições: 15 de maio a 15 de agosto/2017.

Entrega do material para seleção prévia: até 15 de agosto/2017 na Coordenação dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores da Uninassau - Graças.

Divulgação oficial dos finalistas por categoria: 10 de setembro de 2017.

Entrega dos certificados: A cerimônia de entrega dos CERTIFICADOS ARQNASSAU 2017 ocorrerá às 12 horas do dia 30 de setembro de 2017 no Centro de Convenções pela direção Acadêmica do Departamento de Exatas e pela Coordenação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores da Uninassau.

Premiação:

Certificado ARQNASSAU aos vencedores de cada categoria.

 

Comentários