19
Maio
Rio de Janeiro
Visita técnica ao BOPE
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) é uma força de operações especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), subordinada diretamente ao Comando de Operações Especiais (COE) do estado do Rio de Janeiro.
A ideia de um grupo de policiais que fossem especificamente treinados para atuar em resgate e situações de extremo risco surgiu após o trágico desfecho da ocorrência com reféns no Instituto Penal Evaristo de Moraes, em 1974.
Em 1980 passou a ter como símbolo a caveira trespassada por um punhal, ornado por duas garruchas cruzadas.
No dia 17 de maio, alunos do Curso de Direito da Uninassau RIO visitaram o BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais. Os alunos tiveram uma instrução de técnicas especiais e realizaram uma visita guiada pelo BOPE à comunidade do entorno do Batalhão.
Na ocasião, eles participaram de uma palestra vocacional e de um treinamento básico, sob a orientação dos oficiais do BOPE. Durante a visita, eles também conheceram as instalações do batalhão localizado em Laranjeiras, zona sul da cidade. O destaque ficou para a “laje” - ponto mais alto do quartel, cuja vista abrange a Ponte Rio-Niterói, Aeroporto Santos Dumont, Pão de Açúcar e Cristo Redentor.