Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
04 Outubro
Ação Social
Curso de Pedagogia promove ações no Dia do Surdo
Autor: Gilma Benjoino
O evento foi realizado entre os dias 24 e 26 de setembro

O curso de Pedagogia, da unidade Vitória da Conquista, sensível com a causa do surdo propiciou uma programação especial nos dias 24, 25 e 26 de setembro. Nos dois primeiros dias, visitando as salas de aula e realizando no pátio atividades de sensibilização e, dia 26 com uma palestra ministrada por Thiago Batista da Silva, surdo, tendo como intérprete, a professora da disciplina LIBRAS, Nayra Marinho Silva.

Essa data foi instituída como o Dia do Surdo por ser a data de inauguração do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdo) em 1857, no Rio de Janeiro, que foi a primeira escola para surdos do Brasil. Lembrando que dia 30 de setembro é celebrado o Dia Internacional do Surdo, pois neste mesmo dia em 1880, ocorreu uma arbitrariedade contra a comunidade surda.

Foi realizado um congresso, em Milão (Itália), no qual foi criada uma lei para proibir a língua de sinais na educação dos deficientes auditivos. Isso provocou um isolamento cultural e, consequentemente, a negação da cultura e da identidade surda. A comemoração destas datas é motivo de festejos, considerando os avanços históricos dos surdos na conquista de seus direitos. Confira as fotos: 

 

Galeria: 

Comentários