31
Julho
Matéria
Você conhece as vogais?
Você, leitor amigo, sabe quantas são as vogais? Se você respondeu 5, errou! Isso mesmo! 5 são os grafemas que as representam: A, E, I, O, U. Mas não existem apenas 5 vogais. Para desvendar esse mistério, primeiro é necessário saber o que faz uma letra ser considerada vogal ou consoante. Então vamos lá! Vogais são sons que possuem livre passagem de ar pela boca. E consoantes são o grupo de sons que têm essa passagem de ar obstruída. Assim, se a vogal [a] pode ser proferida indefinidamente (algo como aaaaaaaaaaaaa...), o mesmo não acontece com o [b], o [p] e o [m], por exemplo, que são consoantes bilabiais oclusivas, cujo som se dá apenas quando abrimos a boca e descolamos os lábios...
Não nos alonguemos! Deixemos as consoantes de lado e voltemos às vogais! Quantas são, afinal?! Para muitos estudiosos no assunto, são 7. São elas: [a], [Ɛ], [e], [i], [ɔ], [o], [u]. [Ɛ] se lê “é”, como na palavra “pé”. E o [e] se lê “ê”, como na palavra “carnê”. Da mesma forma, [ɔ] se lê “ó”, como “vovó”. E [o] se lê “ô”, como “vovô”.
No entanto, outros pesquisadores entendem que são 12! Sim, isso mesmo, 12! Porque além daquelas já citadas acima, acrescentam-se [ɐ̃], [ẽ], [ĩ], [õ], [ũ], ou seja, as vogais nasais. No entanto, aqueles que defendem a teoria de que são apenas 7 vogais argumentam que essas últimas não apresentam uma livre passagem de ar, já que utilizam o nariz. Os que defendem 12 rebatem afirmando que embora utilizem o nariz, a nasalização não interfere na passagem de ar pela boca. E você? O que acha? São 7 ou 12 as vogais?
Por Professor Doutor Gabriel da Cunha Pereira
Comentários