Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
19 Março
Confira
ANS aprova cobertura de consultas de Enfermagem Obstétrica pelos planos de saúde
Autor: Priscilla Lima

No dia 26/02/2021, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde (ANS) aprovou a cobertura obrigatória de consultas de Enfermagem Obstétrica pelos planos de saúde. A medida representa uma vitória para as enfermeiras e enfermeiros obstetras, que vão passar a ter mais independência e autonomia no exercício da profissão e na assistência às gestantes. Segundo a decisão, os planos terão que cobrir até seis consultas de pré-natal e duas de puerpério.

Segundo o Cofen, a não-cobertura da consulta de Enfermagem Obstétrica era um dos principais obstáculos das usuárias de planos de saúde que buscam parto normal. Uma assistência pré-natal adequada, centrada na mulher, com uma equipe multidisciplinar, favorece a identificação precoce de riscos, sendo relacionada à redução das principais causas de mortalidade materna e neonatal.

A ANS determinou a cobertura obrigatória de até 6 consultas de pré-natal e até 2 consultas de puerpério. As consultas devem ser realizadas por profissional habilitado por seu Coren para atendimento obstétrico e devem ser solicitadas por escrito pelo médico assistente que coordena o cuidado na equipe multiprofissional de saúde.

 

Fonte: Coren-DF.

Comentários