Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
15 Maio
GUIA
Confira o Guia da Prova Colegiada
Por Kilvia Albuquerque

Segue o informativo sobre a Prova Colegiada para todos os alunos ficarem informados sobre este instrumento avaliativo do Grupo Ser Educacional. O documento foi elaborado pela Direção Acadêmica e Direção Executiva de Ensino com o intuito de instruir alunos e professores sobre este instrumento.

A Prova Colegiada  é um sistema avaliativo que aborda todos os conteudos do Plano de Ensino. Ela é construída de forma colaborativa, por todos os educadores do Grupo Ser Educacional, tornando um processo avaliativo rico e colaborativo.

10 Maio
PROVA
Conheça a importância da Prova Colegiada
Por Conceição Aguiar

Você conhece a importância da Prova Colegiada?! A cada semestre a segunda avaliação aplicada em nossa unidade é denominada Prova Colegiada. Trata-se de uma avaliação cuja característica principal é a contextualização do conteúdo abordado. O objetivo é importância dessa metodologia avaliativa é preparar você para concursos ou exames no futuro, e dessa forma, contribuir para seu sucesso profissional. De 04 a 08 de junho serão realizadas as provas colegiadas. As datas e horários das avaliações estão fixadas no mural de sua sala, e também divulgado em publicações anteriores do blog. Aproveite!!! Essa é uma excelente oportunidade para você testar seus conhecimentos e e avaliar seu aproveitamento durante o semestre.

08 Maio
AVALIAÇÃO
Avaliação Institucional já está disponível
Por Maria Calado

Juntos fazemos uma Uninassau melhor!!!

Prezados alunos, entre o período compreendido entre os dias 7 e 25 de maio, será possível realizar avaliação institucional, em seu portal acadêmico. Através dos resultados verificados na avaliação institucional, conseguimos promover melhorias em nossa Faculdade. Não deixe de realizar sua avaliação institucional e contribua para, juntos, fazermos uma Uninassau (ainda) melhor.

 

02 Maio
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Avaliação Institucional 2018.1 fica disponível dia 7 de maio
Por Ana Carolina

A avaliação institucional tem como pressuposto a avaliação formativa que proporciona informações acerca do desenvolvimento de um processo de ensino, com a finalidade de reorientar a prática pedagógica dos educadores.
 
A avaliação institucional, que é um processo permanente, tem como principal função inventariar, harmonizar, tranquilizar, apoiar, orientar, reforçar e corrigir os aspectos avaliados. Ela é incorporada no ato do ensino e integrada na ação de formação, caracterizando-se como um importante instrumento de melhoria da qualidade do ensino na medida em que permite a identificação de problemas. O educador é informado sobre o desenvolvimento da aprendizagem e o educando sobre os seus sucessos e suas dificuldades.
 
Assim, a avaliação institucional possibilita a reestruturação do processo educacional e a introdução de mudanças na Instituição. Este procedimento colabora com a reestruturação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão da Instituição, visando a melhorias em cada um desses pilares fundamentais.
 
Como conhecimento produzido por meio da prática de análise ou investigação institucional, o processo avaliativo visa à obtenção de informações relevantes, tendo como ponto de referência a identidade institucional, seus valores e sua cultura. Ela possibilita delinear as características primordiais que regulam a Instituição, visando ao seu constante aperfeiçoamento. Ela contribui efetivamente como suporte a um processo ético, educativo e contínuo de mudanças. A avaliação está, portanto, vinculada à qualidade, podendo possibilitar que a comunidade acadêmica desenvolva uma cultura de avaliação.
 
A execução desse plano de avaliação envolve, assim, a permanente sistematização dos procedimentos adotados, a deliberação de um cronograma de ações a serem desenvolvidas e a elaboração de relatórios periódicos que representem o conjunto das relações e práticas do cotidiano dos atores envolvidos no processo avaliativo, redefinindo estratégias com vistas ao constante aperfeiçoamento da Instituição.
 
Considerando-se que uma avaliação bem sucedida passa principalmente por um diálogo no âmbito interno da própria Instituição, a condução de tais processos deve corresponder às expectativas dos atores que constituem o meio acadêmico.
 
De 07 a 25 de maio de 2018 estará disponível no Portal Acadêmico, no ícone "Avaliações" o questiuonário de Avaliação institucional. Aos alunos que responderem o questionário, ganharão três horas de atividade complementar.

26 Abril
ESTÁGIO
Aluno de Engenharia Civil - Estagiário do mês de Abril
Por Kayo Renato

O estudante do 8° período do curso de Engenharia Civil da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Jonatas de Oliveira Alves, conquistou uma vaga de estágio na Empresa Nordeste Construções Empreendimentos e Participações LTDA, em Caruaru PE. A colocação no mercado de trabalho foi viabilizada pelo Núcleo de Empregabilidade e Carreiras (NEC) da Instituição. 

O analista de carreiras da UNINASSAU, Samuel Gomes, explica que um dos grandes objetivos do estágio está ligado sobretudo à possibilidade de aliar a teoria à prática do que é aprendido em sala de aula, agregando valores à formação acadêmica do aluno. “É de suma importância o nosso aluno estar em campo por meio de um estágio. O NEC está ajudando muitos os discentes a conquistar essa oportunidade”, afirmou.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia da UNINASSAU, Kayo Renato, o estágio é fundamental para a construção profissional do aluno. “A oportunidade de estágio fortalece o nosso objetivo de aliar a teoria acadêmica com a prática profissional, construindo profissionais qualificados para o competitivo mercado de trabalho”, ressalta.

 

Sobre o NEC

O NEC tem como objetivo promover o elo entre os alunos e o mercado de trabalho. O Núcleo também realiza diversas capacitações por meio de palestras e oficinas, além do processo seletivo simulado com alunos e egressos, entre outras atividades que viabilizam oportunidades para que o aluno da Instituição adquira mais conhecimento durante o curso e a educação continuada.

 

 

24 Abril
OFICINA
Começam as oficinas profissionalizantes do curso de Nutrição
Por Jose Oliveira

Aconteceu ontem, no dia 23/04, o Primeiro dia de Oficinas Profissionalizantes do Curso de Nutrição da UNINASSAU Caruaru.

Iniciando o dia, nos turnos da manhã (8 às 11h) e tarde (13 às 16h) alunos do 1° período, sob a orientação da nutricionista, Professora Pâmela Tavares, realizaram visita técnica ao Hospital Estadual Mestre Vitalino - HMV, conhecendo toda a sua estrutura (emergência, enfermarias, UTI, bloco cirúrgico) e em especial o Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital.

À noite, das 19h às 22h, na Sala 118, bloco A, da UNINASSAU, os estudantes do 3° período participaram de uma oficina denominada “Câncer do colo do útero & HPV” com o Biomédico Professor George Maciel, que trouxe atuais tecnologias na prevenção e tratamento precoce da patologia. No mesmo horário, na sala 103, bloco A da instituição, os discentes do 5° período participaram de uma oficina para confecção de “cardápios para a merenda escolar” com a nutricionista Professora Agda Maryon, demonstrando a importância desse conhecimento na área da saúde coletiva e sadia.

“Esse foi apenas o primeiro dia de lima semana repleta de conhecimentos acadêmicos práticos” afirmou Prof. Adriano Oliveira, Coordenador do Curso de Nutrição da UNINASSAU Caruaru.

Confira as fotos!

 

23 Abril
ENADE
UNINASSAU realiza Simulado Nacional para Enade
Por Maria Calado

Este ano, o curso de Direto estará realizando o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Em razão disso, próximo dia 05 de maio, às 13h, a UNINASSAU participará de um grande Simulado Nacional, aplicado a todos os alunos que realizarão, em 2018.2, o referido exame, e estão matriculados nas instituições que compõem o Grupo Ser Educacional.

Em anexo, segue o edital que explica a premição àqueles que participarem do grande Simulado. O Simulado Nacional será aplicado aos alunos matriculados nos 8º e 9º períodos.

Não será necessária prévia inscrição.

 

Anexo: 
17 Abril
ESTÁGIO
Confira todas as bolsas do Santander Universidade
Por Maria Calado

 
Prezados alunos, aproveitem o programa de bolsas que está sendo ofertado.
Em anexo, a ficha de inscrição.
 
Programas de Bolsas Santander Universidades:
 
  Top España: Nesse programa o aluno passa 3 (três) semanas estudando a língua e cultura espanhola na Universidad de Salamanca Espanha. Com as despesas pagar pelo Banco Santander (documentação, passagem, hospedagem, curso, alimentação).  Viagem ocorrerá dia 29 de junho.
 
 Ibero Americanas que é para estudar um semestre da graduação no exterior, podendo escolher entre o Chile, Portugal ou Argentina. Recebe uma bolsa no valor de 3.000 (euros) para arcar com os custos (documentação, passagem, hospedagem e alimentação). O Aluno continua pagando a mensalidade da faculdade de origem (Uninassau), porém cursará as disciplinas equivalentes do seu curso no exterior de graça.
 
 Santander Graduação se trata de uma bolsa- Auxílio graduação de RS 300,00 mensais por 12 meses para ajudar no custo da sua graduação. Obs: não é uma bolsa de intercâmbio.  O Santander deposita o dinheiro diretamente na conta do aluno. 
 
Alunos  bolsistas do Fies e Prouni podem participar.

13 Abril
BOLSA-AUXÍLIO
Confira o Programa de Bolsas Santander
Por Adelaide Souza

Os alunos do Grupo Ser Educacional terão uma oportunidade única. Em parceria com o Santander, o estudantes de instituições do Grupo poderão ganhar uma bolsa-auxílio no valor de R$ 300, que têm o objetivo de ajudar no pagamento das mensalidades. Confira mais informações neste site e na imagem abaixo.

13 Abril
BOLSA
Inscrições abertas para bolsas de estudo nacional e internacional
Por Angela Santos

Até 1º de maio, o banco Santander em parceria com Grupo Ser Educacional estará com inscrições abertas para bolsas de estudo nacional e internacional (ver anexos).

Para participar, você precisa preencher a ficha de Inscrição.

O valor da bolsa de estudo no valor total estimado é de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), que corresponde aos custos relativos à concessão de 03 (tres) bolsas, sendo 02 (dois) para alunos da Instituição de Ensino Superior e 01 (um) para professor. O pedido de inscrição realizar-se-á no site do Banco Santander, comprovante deve ser entregue ao Setor de Relações Internacionais em Recife juntamente com os formulários preenchidos e documentos anexados, podendo também o aluno de unidades fora de Recife, enviar pelo correio, em carta registrada ou SEDEX, a documentação juntamente com a sua inscrição, certificando-se que chegará antes do encerramento das inscrições.

a) a maior média global do histórico escolar do aluno;

b) análise do histórico escolar;

c) analise e comprovação dos documentos e informações apresentadas;

d) analise do questionário currículo

Em cada fase, se usará como critério de desempate sucessivamente e não cumulativos:

1) vencerá quem tiver o maior número de trabalhos publicados em revista acadêmica;

2) quem tiver o maior números de títulos;

3) quem tiver no histórico acadêmico a maior média global, sem qualquer pendência de disciplina.

O desempate será feito por voto da maioria dos membros da comissão interna, atendendo assim, todos os critérios da moral, ética e da lei.

Os candidatos do cadastro de reserva, serão convocados quando houver impossibilidade ou desistência de um dos 02(dois) primeiros aprovados, seguindo-se a ordem de classificação que será divulgada.