21
Novembro
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNINASSAU realiza 5ª edição da Robotic Weekend
A Faculdade UNINASSAU Olinda realiza a 5ª edição da Robotic Weekend, uma semana com palestras, workshops, competições, hackathon e muita tecnologia. O evento inicia dia 21 de novembro, e segue até o dia 24, na UNINASSAU do Shopping Patteo Olinda.
A Robotic Weekend, popularmente conhecida como RW, é um evento de tecnologia com destaque em robótica. A programação, tem o objetivo de popularizar e divulgar o uso de tecnologia nas mais diversas áreas, estimulando o interesse pela ciência.
Durante a semana, serão realizadas uma série de palestras sobre empreendedorismo, em parceria com o SEBRAELAB e Carolina Fonseca, CEO da Tron Controles Elétricos. O CTO da Bottom Up, Wellington Messias, irá palestrar sobre a Internet das coisas, a tecnologia Lora, o Protocolo Lorawan da ATC e sobre a redução de custos para importação de componentes.
O engenheiro, Vitor Garcia Kopp, irá tratar da robótica educacional como ferramenta de integração social e familiar. O Dr. em Eletrônica, Anselmo Frizera, falará do desenvolvimento de tecnologias e estratégias para reabilitação de robôs. O professor universitário, Rafael Peixoto, fará considerações sobre carros autônomos.
Além das palestras, serão realizados workshops. Um deles, oferecido pela Escola de Robótica Cyber School, tem como tema “Robótica Pais e Filhos”. O segundo, será o “Coding Girls”, direcionado ao público feminino e ministrado por Mariana Cerviño. O responsável pelo site “O Mecatrônico”, Almir Ventura, fará um minicurso sobre sistemas operacionais para robótica.
O domingo (24), será reservado para as competições. Haverá “Guerra de Robôs”, “Labirinto de Linhas” e o Hackathon. Neste último, as equipes terão que solucionar um problema real. Os vencedores levarão o prêmio de R$ 2.000 em dinheiro.
O coordenador do curso de Sistemas de Informação da UNINASSAU Olinda, Danilo Monteiro falou sobre as abordagens do evento. “O objetivo é estimular o interesse pela robótica, promovendo a difusão de conhecimentos básicos sobre o assunto de forma lúdica e cooperativa, proporcionando novos desafios aos estudantes”, afirma Danilo.
Comentários