Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
15 Fevereiro
MATÉRIA
Dicas importantes de segurança na web
Autor: Alexsander Moreira
Utilizamos a internet para conversar, realizar transações financeiras ou efetuar compras e nesse meio virtual, vários cuidados devem ser tomados, pois tais processos envolvem logins e senhas.  O coordenador do curso de Sistema de Informação da Faculdade UNINASSAU Aracaju, Alexsander Moreira, dá valiosas informações sobre segurança na internet.
 
Qual a importância da segurança na internet?
A importância referente a segurança na internet é que as empresas hoje em dia lidam com informações sigilosas que devem ser protegidas. Importante salientar, que é crescente nas empresas a comunicação pela internet e que os dados empresariais precisam acompanhar as devidas mudanças nas políticas de comunicação e informação corporativas e seus princípios de segurança da informação. Em nossa faculdade, mesmo possuímos informações sobre os alunos, ou seja, suas notas, seus pagamentos, etc. Imagine o constrangimento da faculdade se essas informações vazassem ou fossem alteradas?
 
Quais cuidados devemos tomar com as informações ao navegar pela internet?
1 – Procurar crias senhas diferentes e complexas;
2 – Apostar na proteção do antivírus;
3 – Atualizar o sistema operacional e os navegadores;
4 – Adotar a verificação em 2 etapas, que consiste em um recurso de segurança cada vez mais comum. Nesse caso, é preciso digitar um código após a realização do login para que o acesso ao serviço seja autorizado. De modo geral, o código é enviado por SMS, mas também é possível emiti-lo vi aplicativos e tokens.
5 – Navegue da forma mais segura possível.
 
Como se prevenir de ataques cibernéticos?
Além do ataque de engenharia digital que pode ser qualquer método utilizado para enganar qualquer pessoa, temos os que utilizam a tecnologia.
A comunicação tanto social como profissional está em crescimento e essa informação começa a ser visualizada por criminosos que vem aperfeiçoando seus métodos. Os crackers e hackers conhecem a vulnerabilidade de segurança encontrada na web, os casos de ciberataques em e-mails, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas têm sido um dos vilões na vida dos usuários. Portanto, preste atenção nessas dicas:
1 –Não acredite em todas as informações que passam na internet;
2 - Desconfiar e procurar a fonte das informações;
3 – Conheça e compreenda a ameaça para não cair em armadilha;
4 – Preste atenção no contexto da comunicação e verifique em caso de dúvidas;
5 – Utilize menos serviços/aplicativos com contas de e-mail diferentes;
6 – Faça divisões em seu ambiente digital de acordo com o nível de risco.
 
Qual o ranking do Brasil em ataque virtual?
De acordo com o levantamento da empresa de segurança Kas persky, o Brasil é o sexto país mais vulnerável vírus do tipo ramsonware, que bloqueia os arquivos de um computador até o pagamento de um resgate, perdendo para países como Rússia, Ucrânia, China, Índia e México.

Comentários