16 Novembro
Serviço Social no INSS - Nota do Conselho Federal de Serviço Social
Autor: Ana Luiza

Caro estudante,

A nota que se segue, é de suma importância para nossa informação e conhecimento acerca do Serviço Social no INSS.

Por força da Lei 8.213 de 1991, os assistentes sociais do INSS têm como uma de suas atribuições na política de Previdência a realização de estudo social das condições de vida da população requerente de benefícios previdenciários e assistenciais. Os assistentes sociais realizam visitas nos domicílios para conhecer as dinâmicas familiares, as composições dos grupos, além de analisar de forma mais aprofundada aspectos relativos à renda, condições de dependência, desempenho de atividades no cotidiano, dificuldades de acesso a políticas e programas de atendimento às necessidades básicas dos cidadãos, entre outras.

No entanto, por meio da Medida Provisória (MP), a de nº 905/2019, os serviços prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), estará extinguindo o Serviço Social, área onde hoje atua grande número de assistentes sociais e que atualmente é o único atendimento presencial ao qual usuários/usuárias têm acesso na autarquia.

Está informação está sendo veiculada em nosso blog a título de informação para que o estudante tenha conhecimento sobre as mudanças contemporâneas da área em que está se formando. Ao mesmo tempo, serve-nos como reflexão para criação de palestra, debates ou seminários sobre o assunto.

Leia a seguir a nota do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) para saber o que o órgão de representação pensa a respeito.

Sem Serviço Social no INSS, quem perde é você! Sabe por quê?

Leia a nota do CFESS: http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1639