24 Novembro
I Mesa Redonda do dia da Consciência Negra
Autor: Ana Almeida

Nos dias 20 e 21 de novembro, os professores de Serviço Social e Pedagogia organizaram a I Roda de conversa do Dia da Consciência Negra: Políticas Públicas para as comunidades remanscentes de quilombolas na Uninassau Aracaju.

No dia 20, ocorreu a exposição de alunos e público externo no hall do térreo da faculdade bem como apresentação de atividade cultural: Capoeira.

Nesse mesmo dia no auditório, houve a Mesa Redonda: Políticas Públicas para comunidades remanscentes de quilombolas com a participação das lideranças quilombolas do Estado de Sergipe:

* Maria Gressi Santana (Quilombo Mocambo - Aquidabã) - Tema: Políticas Públicas para a juventude quilombola.

* Edite Pereira de Souza (Quilombo Forra - Riachão do Dantas) - Tema: Políticas Públicas para as mulheres quilombolas.

* Josefa Santos de Jesus (Quilombo de Sítio Alto - Simão Dias) - Tema: Política de conservação das sementes crioulas.

* Manuel Belarminio dos Santos (Quilombo Poço Redondo) - Tema: Políticas Públicas para a cultura quilombola.

* José Wellington Fontes Nascimento (Quilombo Porto D´Areia - Estância - Organização do movimento quilombola de Sergipe.

Tivemos ainda a apresentação cultural de Dandara ("nega maluca")

No dia 21, apresentação dos trabalhos científicos apresentados pelos alunos divididos em Grupos Temáticos:

GT1 - Do Reconhecimento dos Afrodescendentes (sala: 206)

GT2 - Da garantia de justiça aos Afrodescendentes. (sala: 207)

GT3 - Do desenvolvimento dos Afrodescendentes. (sala: 210)

GT4 - Da discriminação múltipla dos Afrodescendentes. (sala: 211)

GT5 - Cultura Indígena e de povos tradicionais. (sala: 312)

RODA DE CONVERSARODA DE CONVERSA RODA DE CONVERSARODA DE CONVERSARODA DE CONVERSAProfessores e Colegas orgulhosos com a Comenda que o aluno Wellington recebeu pela luta em defesa das Comunidades Quilombolas. Parabéns Wellington!